O presidente nacional do PRTB, Levi Fidelix, esteve em Alagoas para um evento do partido (que agora é comandado pelo ex-prefeito Cícero Almeida, no Estado). Para quem não lembra, Fidelix concorreu a presidência da República. Ficou conhecido de forma folclórica por uma de suas principais promessas: a construção do aerotrem.
Nesta aventura, dentro de uma sigla nanica que chega aos 20 anos, Levi Fidelix - o Homem Aerotrem! - teve 57.960 votos. Só ficou na frente de Ivan Pinheiro (PCB) e de Rui Pimenta (PCO). Hoje, conforme o próprio Fidelix, o PRTB faz parte da base aliada da presidenta Dilma Rousseff (PT).
O presidente nacional da sigla diz que o PRTB é um partido de vanguarda. “Vamos ser grandes. Enxergamos na frente. Hoje, estas manifestações que aí se encontram tem como uma das principais bandeiras a mobilidade urbana. O PRTB tem esta bandeira desde sempre. Não só pelo aerotrem, mas defendendo o VLT e o transporte público de qualidade. É o partido da família”.
Fidelix não descarta a possibilidade do partido se aventurar novamente em uma candidatura à presidência da República. “Embora tenhamos estado na base, temos insatisfação com o governo em muitos aspectos. Falta sintonia com os anseios populares”. Como se vê, se apoiar nas manifestações para falar com autoridade virou moda. “Se o governo não dialogar neste sentido com a população, o PRTB pode sim ter candidato a presidente”.
O presidente nacional diz que pretende “investir” no Nordeste, reforçando o partido em Alagoas, Pernambuco e outros estados da região. Aqui o nome foi Cícero Almeida. Lá fora, outros nomes, afirma ele. “Um partido cresce elegendo bancada federal. Estamos lutando para isto. Nosso objetivo é fazermos 20 deputados federais. Dois ou três em Alagoas. Por isso, o convite para Cícero Almeida, que nos orgulha ter aceitado”.
O folclórico Fidelix diz que Alagoas dá sorte. Foi aqui que ele lançou sua candidatura à presidência em 2010. Bem, tanta sorte que 57 mil pessoas acreditaram no Homem do Aerotrem. Quanto ao PRTB, tem dois deputados federais: um pelo Rio de Janeiro outro pelo Amapá. Possui ainda nove estaduais. É o tamanho do partido do aerotrem!
Estou no twitter: @lulavilar