Com o objetivo de orientar pessoas que estão em busca do primeiro emprego ou de novas oportunidades, o Sistema Nacional do Emprego – Sine Alagoas – oferece todas as sextas-feiras oficinas de orientação profissional na sede da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, localizada na rua Silvério Jorge, 368, Jaraguá. Os interessados devem se cadastrar em um dos postos do Sine Alagoas e estar na busca do primeiro emprego.
As oficinas acontecem das 9h ao meio-dia e tem como objetivo desenvolver condições básicas que proporcionem aos participantes conhecimentos, habilidades e atitudes na busca do primeiro emprego. Os alunos recebem orientação sobre como definir os meios para buscar uma vaga de emprego e como traçar objetivos e metas a serem alcançados. Ao final, são realizados testes de atenção e concentração, entre outras atividades. Ao término das oficinas, os alunos recebem certificados.
As orientações são dadas pela psicóloga Ana Lúcia Freitas. “Essas oficinas abrem a mente desses jovens que estão em busca do primeiro emprego. Através das palestras, eles passam a ter mais noção de como devem se preparar para as novas oportunidades, como se comportar numa entrevista, o que falar, entre outras coisas. A oficina abre um caminho para aqueles que estão em busca de novos conhecimentos e não sabem como agir”, afirmou a orientadora Ana Lúcia.
O estudante do curso de Liderança Daniel Magalhães veio de Aracaju com seu pai para participar da oficina. “Estou sempre em busca de novas oportunidades, e essas palestras me ajudam bastante. Procuro participar dessas oficinas porque cada vez eu aprendo algo novo. É uma experiência muito boa. Meu pai não conhecia o serviço do Sine e ficou muito feliz quando soube da oportunidade que estava sendo oferecida para mim”, assegurou Daniel Magalhães.
A iniciativa faz parte da modernização dos postos do Sine Alagoas na gestão do secretário Alberto Sextafeira, que vem buscando a melhoria do trabalho de intermediação da mão de obra e facilitando a qualificação para o primeiro emprego. “Esta qualificação vai contribuir com o conhecimento desses jovens, que iniciam a vida profissional para o mercado de trabalho”, afirmou Alberto Sextafeira.