Apenas nos cinco primeiros meses deste ano, o Hospital Geral do Estado (HGE) realizou 4.512 atendimentos médicos devido a acidentes de trânsito, com 17 óbitos. Tendo em vista a redução desses números, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta quinta-feira (27), uma ação educativa voltada para os condutores maceioenses.
A atividade aconteceu na Avenida Menino Marcelo, no bairro da Serraria, e teve como objetivo alertar a população sobre os males causados pela combinação de álcool com direção, focando, especialmente, no cumprimento da Lei Seca. Com a entrega de panfletos, adesivos e camisetas, a iniciativa também lembrou os perigos do excesso de velocidade.
Segundo o coordenador do Comitê Estadual para Redução da Morbimortalidade no Trânsito, Eloy Yanes, o foco foi o comportamento dos motoristas. “Vamos alertá-los para as principais questões neste período de festas juninas, que são o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e a velocidade, ambos grandes causadores de acidentes”, disse.
Ele destacou que as ações do tipo devem ser permanentes. “Estamos sempre na rua para que a população não se esqueça. A Lei Seca não é apenas uma multa, mas sim a preservação da vida”, afirmou Eloy.
Para o consultor de vendas Romildo Callado, de 53 anos, conscientizações como essa são fundamentais para que os índices de acidentes sejam reduzidos. “Isso é muito bom, pois as pessoas precisam dessas informações. É necessário conscientizar sobre o perigo de beber e dirigir ”, expôs.
Dados - Os acidentes de trânsito representam uma das maiores causas de internação e óbitos. Em 2010, Alagoas teve 905 vítimas fatais em acidentes, sendo 373 pedestres. Já no ano de 2011 foram atendidos no Hospital Geral do Estado, 10.240 acidentados de trânsito, com 1.596 pedestres acidentados, enquanto em 2012 foram realizados 11.533 atendimentos, com 1.580 pedestres.
Até maio deste ano, o HGE registrou o total de 586 atropelamentos, 1.612 colisões, 202 capotamentos, 1.794 acidentes com motos e 318 acidentes com bicicletas. As faixas etárias com maior número de incidentes são a de 15 a 24 e a de 25 a 34 anos.
O Brasil é o 5º País com maior número de mortes por acidentes de trânsito, sendo aproximadamente 70% causados por motoristas alcoolizados. “Dois chopps já comprometem severamente o comportamento, retardando os reflexos em dois segundos, o que é suficiente para causar um acidente, pois isso corresponde a cerca de 40 metros percorridos”, esclarece Eloy Yanes.