O Instituto de Pesquisas Ibope realizou durante os dias 7 e 10 de junho uma pesquisa com a intenção de votos para os cargos de Governo, Senado e Presidência da República em Alagoas. O Ibope fez 820 entrevistas em todo o Estado e o resultado está sendo divulgado em primeira mão pelo portal Cadaminuto.
A margem de erro da pesquisa é de 3%.
Para o governo do Estado, o Ibope apresenta resultados semelhantes ao do Ibrape-Cadaminuto, divulgado na última quarta-feira. Em um mesmo cenário com o proposto pelo Ibrape, foi perguntado a população alagoana quem ela escolheria se os candidatos ao governo fossem os senadores Renan Calheiros (PMDB) e Benedito de Lira (PP) e o vice-governador José Thomaz Nonô, os resultados são os seguintes:
Em um cenário com os três candidatos, Renan teria 43%, Benedito 25% e José Thomaz Nonô 11 %, brancos nulos e não sabem ficaria com 21%. Se o cenário fosse um embate entre Renan e Benedito o senador do PMDB ganharia com 49% contra 27% de De Lira, brancos nulos e não sabem ficaria com 23%. Já se o quadro fosse um embate direto entre Renan e Nonô e vantagem do senador do PMDB seria ainda maior 58 a 17. brancos nulos e não sabem ficaria com 25%.
O Ibope levantou também a rejeição de cada candidato. Sobre José Thomaz Nonô 47% dos entrevistados disseram que não votaria nele em nenhuma hipótese se fosse candidato. Benedito de Lira ficou com 33% e Renan Calheiros com 25%.
Senado tem empate técnico entre Heloisa e Collor
Para o Senado Federal o Ibope apontou um cenário onde o atual governador Teotonio Vilela (PSDB), o senador Fernando Collor de Mello (PTB) e a vereadora Heloisa Helena (PSOL) disputam uma vaga . Os resultados são os seguintes:
A vereadora Heloisa Helena lidera com 32%, em segundo lugar, mas empatado dentro da margem de erro aparece o senador Fernando Collor com 31%. O governador Teotonio tem 25%. Brancos, nulos e não sabem somam 12%.
O Ibope também mediu a rejeição dos três candidatos, Teotonio Vilela Filho teve 48% da população dizendo que não votaria nele em hipótese alguma, Collor ficou com 46% e Heloisa Helena com 36%. Neste caso o universo é superior a 100% já que o entrevistado poderia apontar dois nomes.
Popularidade do governador e intenção de votos para presidente
O Ibope também mediu a popularidade do governador Teotonio Vilela Filho. Dos entrevistados, 53% disseram que a administração do governador era boa ou regular, já 39% dizem que seu governo é ruim ou péssimo. 7% não sabe ou não opinou.
O instituto também perguntou em quem o alagoano votaria para presidente. A atual presidente Dilma Roussef (PT) ficaria com 47%, Marina Silva (Rede), 8%, Aécio Neves (PSDB) teria 6%, Eduardo Campos (PSB) teria 5%. Brancos, nulos e não sabem somam 5%.