Os empresários precisam participar mais diretamente do processo de gestão tributária de seus negócios. Essa é uma das orientações do curso “Como pagar menos impostos?”, promovido em todo o País pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea).
O curso, que será realizado no próximo dia 10 de julho, no miniauditório do 1º andar da Casa da Indústria Napoleão Barbosa, tem como objetivo fortalecer as lideranças empresariais e apresentar o Sistema de Representação da Indústria e sua atuação para defender a redução da carga tributária e a simplificação do Sistema Tributário Nacional.
De acordo com consultor da CNI Vicente Sevilha, que ministrará o curso, é arriscado os empresários não se envolverem com a gestão tributária, pois os custos com tributos estão entre os maiores das empresas. Chegam a quase 40% do faturamento. “Em geral, empresários e gestores acham que basta um bom contador para lidar bem com tributos. Mas esses profissionais podem deixar passar oportunidades de fazer um bom planejamento tributário”, destaca. “A solução é que os empresários estejam atualizados com as regras tributárias”, acrescenta.
A ideia do curso não é tornar o empresário um especialista em tributos, mas possibilitar que ele compreenda melhor o sistema tributário para que possa identificar oportunidades de reduzir legalmente o ônus dos impostos. O curso mostra como funciona cada um dos três principais regimes tributários que as empresas podem adotar: o Lucro Real, o Lucro Presumido e o Simples Nacional. “Ao sair do curso, o empresário sabe o que fazer para identificar qual o melhor regime tributário para o seu negócio”, afirma Sevilha.
O consultor diz que um erro que as empresas costumam cometer é copiar o que outras empresas fazem. “Nisso, existem muitas armadilhas. Muitas empresas estão no modelo tributário errado e pagam mais impostos por isso”, alerta.
Outras informações, por meio do site www.fiea.org.br ou pelo telefone 2121-3011.
ASSOCIATIVISMO EMPRESARIAL
Além de informações para melhorar a gestão tributária, os cursos do PDA incentivam as empresas a atuar coletivamente, por meio da participação no Sistema de Representação da Indústria, composto por 1.300 sindicatos, 27 federações e pela CNI.

Economia