Na reta final do mês de junho e início de julho a criançada só pensa nas férias. A rede municipal de ensino está iniciando o cronograma de recesso e os programas da Secretaria Municipal de Esportes de Maceió (Semel) vão acompanhar esse calendário. Um deles é o Programa Segundo Tempo (PST), que contempla cinco mil crianças com atividades esportivas no contra-turno escolar.
“Cada escola tem seu próprio planejamento e as diretoras fizeram essa solicitação à Semel. As crianças gostam de ficar à vontade nas férias, e na volta às aulas, retornam com a carga total de energia para as atividades do Segundo Tempo. Foi uma grande vitória da gestão do prefeito Rui Palmeira nesse primeiro semestre a reativação do programa”, explicou o secretário Pedro Vilela.
O Segundo Tempo tem como objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte promovendo o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, em áreas de vulnerabilidade social.
Os oito núcleos da Vila Olímpica Lauthenay Perdigão e alguns outros núcleos já entraram em recesso esse mês. Na Vila, o recesso se encerra dia 17 de julho e a programação seguirá normalmente.
De acordo, com a coordenadora geral do PST, Elisângela Alves, está tudo planejado. “Como as escolas não têm uma data padrão para o recesso, o programa não poderá parar. Vamos acompanhar as datas individuais de cada escola para evitar o desperdício de alimentos, já que, neste período, o fluxo de crianças tende a diminuir”, explicou a coordenadora.
Para Maria dos Santos Rocha, mãe de dois alunos dos PST, o balanço do primeiro semestre do programa foi muito positivo. “No início não achei que o Segundo Tempo seria tão importante na vida de meus filhos. Vi a seriedade e profissionalismo dos professores e eles nunca faltaram às aulas. Em casa, os dois estão mais obedientes, disciplinados e elogiando os esportes e lanche do programa”, destacou.