O programa Brasil Mais Seguro - que foi implantado em Alagoas pelo Governo Federal - foi o alvo de um documentário feito pelos jornalistas Fernando Nunes e Nathália Conrado. 

 

No dia de ontem, os documentaristas conversaram comigo sobre o projeto durante o Blog do Vilar Ao Vivo. O documentário se revela uma excelente análise do Brasil Mais Seguro, tentando explicar a ação do programa em Alagoas.

 

São ouvidas as vítimas da violência, estudiosos, o secretário de Defesa Social, Dário Cesar e a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Mikki.

 

Conforme os Nunes e Conrado, o Brasil Mais Seguro - que completa um ano esta semana - mas segue sendo aplicado pelo governo do Estado tem um foco específico nos crimes contra a vida, sobretudo os homicídios. 

 

“É um combate à consequência”, afirma Nathália Conrado. Os jornalistas ainda se espantam com o fato de que mesmo somando altos investimentos a própria população não tem conhecimento pleno do plano Brasil Mais Seguro. 

 

Faltam ainda ações paralelas que atuem sobre o diagnóstico e a causa da violência, mesmo estas sendo debatidas sempre pela imprensa, por autoridades e até mesmo por recentes estudos como foi o caso da CEI da Violência. 

 

Enfim, reproduzo aqui neste espaço o documentário que pode ser encontrado no Youtube. O documentário - com autorização dos jornalistas - foi publicado no canal de vídeo do site Repórter Alagoas. 

 

Estou no twitter: @lulavilar