O deputado estadual João Henrique Caldas (PTN), JHC, obteve - decisão da Justiça Federal - acesso aos dados das contas da Assembleia Legislativa de Alagoas.
Os dados financeiros detalham - conforme o parlamentar - os gastos financeiros do ano de 2011. Mas, só agora - após uma demanda judicial, com parecer favorável do Ministério Público Federal (MPF) - é que JHC conseguiu acesso ao documento.
O detalhe é a resistência da Casa de Tavares Bastos quando o assunto é transparência com os próprios gastos. Ao que tudo indica, apenas os que fazem parte da Mesa Diretora possuem acesso às decisões do parlamento estadual.
Quando o presidente Fernando Toledo (PSDB) resolveu divulgar a lista de servidores do parlamento ainda assim o fez de forma imprecisa, gerando vários questionamentos que nunca foram respondidos de forma totalmente clara.
Com base nos dados financeiros de 2011, pode se saber muito do “comportamento” da Casa de Tavares Bastos. Vale lembrar que - em 2007 - uma série de deputados estaduais (alguns dos quais renovaram o mandato em 2010) foram acusados de desviar mais de R$ 300 milhões dos cofres do Legislativo.
João Henrique Caldas coloca que vai detalhar os dados aos quais teve acesso para a imprensa. A coletiva sobre a movimentação financeira do parlamento estadual será nesta terça-feira, dia 25, às 9 horas, no gabinete do próprio deputado, na sede da Casa de Tavares Bastos.
Em posts passados, este blog já havia divulgado a decisão favorável da Justiça Federal em relação ao pedido do acesso às informações das contas da Assembleia Legislativa.
Estou no twitter: @lulavilar