O Ibrape - que vem fazendo pesquisas mensais com o foco na eleição de 2014 para alguns clientes - apontou um cenário divergente do posto pelo Vox Populi na semana passada.
Lá, no Vox Populi, Fernando Collor de Mello liderava as pesquisas com 24% das intenções de voto. O nome de Rui Palmeira (PSDB) - prefeito de Maceió - aparecia em segundo com 17%. O senador Renan Calheiros (PMDB) era apenas o terceiro colocado com 14%, seguindo do também senador Benedito de Lira (PP), 11%.
Pois bem, o Ibrape - nos números que eu tive acesso - simulou o cenário com Renan Calheiros, Benedito de Lira e o vice-governador José Thomaz Nonô (Democratas). Pelo menos no que me chegou em mãos não se encontra o nome do deputado federal Renan Filho (PMDB). Mas, ele é uma peça no tabuleiro de xadrez sim. É óbvio!
Mas, o peemedebista foi citado pelo jornalista Fernando Rodrigues em seu blog como estando no cenário.
O presidente do Senado, Renan Calheiros, aparece como favorito na disputa pontuado entre 44% e 55%, exatamente como foi publicado por Rodrigues. Benedito de Lira surge com 19% e Thomaz Nonô (Democratas), numa faixa entre 5% a 12%. Números que não possibilitam uma análise precisa.
Além disto, pelo menos no que tive acesso, sem dados maiores sobre metodologia, mas foram ouvidas 2 mil pessoas entre 16 e 19 de maio. Renan Calheiros avalia alguns números - o próprio PMDB tem realizado pesquisas - e cenários. Claro que - como já ressaltou este blogueiro - o candidato do partido pode ser Renan Filho.
O que chama atenção também no cenário montado pelo Ibrape é o senador Fernando Collor de Mello (PTB) ter sido deixado de fora. A leitura desta pesquisa é de que Collor realmente parte para uma candidatura ao Senado Federal, caso Renan Calheiros dispute o Palácio República dos Palmares. Mas, e se não ocorrer isto? Se o candidato for Renan Filho que - nas planilhas que tive acesso - não foi posto no cenário?
Há - conforme bastidores - ainda uma terceira pesquisa antecipando o cenário político em Alagoas. São dados que servem de estudos para os caciques. Ela é do Ibope. Deve vazar por esses dias...
Outro dado: quando a pergunta é sobre a presidência da República, Dilma Rousseff (PT) aparece com 75% do eleitorado. Marina Silva pontua com 5% e Aécio Neves (PSDB) só com 2%. Eduardo Campos (PSB) - que governa Pernambuco - tem apenas 3%.
Estou no twitter: @lulavilar