Condutores de motocicletas conhecidas como cinquentinhas tomaram as ruas de Maceió na manhã desta sexta-feira (21). O protesto se dá contra a exigência de regularização exigida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e as altas taxas cobradas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para que os procedimentos sejam realizados. A partir de julho a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) passará a fiscalizar este tipo de veículo.
Dezenas de cinquentinhas percorreram a Avenida Rotary e fecharam a Avenida Juca Sampaio. Em um protesto semelhante realizado em março, os condutores revelaram a reportagem do CadaMinuto que o Detran estaria cobrando uma taxa de R$ 1.500 para as motonetas de ano 2013, as de anos anteriores tinham valores retroativos cobrados. Uma condição inviável para eles, segundo os mesmos.
A decisão do Conselho Estadual de Trânsito em regulamentar as cinquentinhas ocorreu através da resolução nº 15, publicada no dia 30 de novembro do ano passado, devido ao alto número de acidentes envolvendo estes veículos. Os municípios tiveram seis meses para dar início ao licenciamento, registro e fiscalização dos ciclomotores.
Devido ao protesto o trânsito na região está complicado. Os motoristas que trafegam pelo local já enfrentam congestionamento. A orientação é seguir por vias alternativas.

















