Após a onda de protestos que varreu o país, cujo estopim foi o aumento no valor das tarifas de ônibus no Rio de Janeiro e em São Paulo, números apurados pelo CadaMinuto apontam que a redução nestas cidades não foi real. Na verdade, muitas cidades, mesmo após a falsa redução anunciada por prefeitos e governadores, continuam com valor da passagem mais alto que antes dos reajustes.
Em Maceió, o prefeito Rui Palmeira está em “queda de braço” com os empresários do setor dos ônibus para manter a tarifa, no mínimo, “congelada” em R$ 2,30 diante dos R$ 2,85 que os empresários querem. Ou seja, sem nenhum aumento real. A decisão está nas mãos da Justiça, que acena com a possibilidade de conceder o aumento judicialmente. Caso isso ocorra e a prefeitura não obedeça a determinação judicial, o prefeito e o superintendente da SMTT podem ser presos por crime de desobediência.
Enquanto este é o cenário local, os dados mostram a ilusão e o gesto de “marketagem” dos prefeitos e governadores que anunciaram a falsa redução. Preocupados com o desgaste da imagem perante o eleitorado, em especial os mais jovens participantes dos protestos, prefeitos e governadores correram atrás do prejuízo simplesmente desfazendo reajustes anteriores que eles mesmos haviam concedido há poucos meses.
Reduções “ilusórias”
Em Manaus, capital do Amazonas, a tarifa custava R$ 2,75. No final de março de 2013 foi aumentada para R$ 3,00. Agora foi “reduzida” para R$ 2,90. Só que R$ 2,90 ainda é um valor maior que os originais R$ 2,75.
Já em Natal, capital do Rio Grande do Norte, a passagem custava R$ 2,20 e em maio deste ano subiu para R$ 2,40. Agora, após os protestos, foi “reduzida” para R$ 2,30, valor superior aos R$ 2,20 anteriormente vigentes. Na capital do Espírito Santo ocorreu a mesma falsa redução. A passagem em Vitória custava R$ 2,35 e em janeiro deste ano foi reajustada para R$ 2,45. Agora, a falsa redução “diminui” a passagem para R$ 2,40, sendo este preço R$ 0,05 a mais que o valor inicial.
Em Recife, o governador Eduardo Campos, pré-candidato a presidência em 2014 pelo PSB, anunciou em grande estilo uma “redução” nas tarifas dos ônibus. Na capital de Pernambuco as passagens custavam entre R$ 1,40 e R$ 3,25. Em janeiro deste ano aumentaram para entre R$ 1,50 e R$ 3,45. Agora, após o anúncio de Campos, serão “reduzidas” para o mesmo valor de janeiro.
Em João Pessoa ocorreu o mesmo tipo de “redução”: a passagem era R$ 2,20, subiu em janeiro para R$ 2,30 e agora “caiu” para os mesmos R$ 2,20.










