Dentro do PMDB a ordem é cautela. Por lá, se deve evitar a campanha antecipada para 2014, ao menos em público. Os quadros do partido permitem a avaliação de vários cenários por parte do “comandante máximo” da sigla em Alagoas, o senador Renan Calheiros (PMDB).

 

Isto faz com que - fora do partido (nos bastidores políticos) - se cogite a candidatura tanto de Renan Calheiros, quanto do deputado federal Renan Filho (PMDB) ao governo do Estado de Alagoas. 

 

A definição - no entanto - demorará a chegar. Fica para 2014 mesmo. Em Arapiraca, Renan Calheiros (o pai) comentou eleições afirmando que o assunto só entrará em pauta no momento certo. Em linhas e entrelinhas, não descartou candidatura, nem confirmou. 

 

A declaração foi esta: “a candidatura a governador é discutida pela população. Se a população entender que posso ajudar mais como governador é uma outra situação, porém, ainda está cedo. Vamos deixar essa discussão para 2014”. 

 

Paralelamente, já são comentados em bastidores - e notas na imprensa! - os passos do deputado federal Renan Filho. O parlamentar não tem medido esforços, visitado vários municípios alagoanos e conversado bastante com prefeitos e lideranças locais.

 

Há quem enxergue aí uma preparação de “base” para uma possível candidatura ao Executivo.

Estou no twitter: @lulavilar