Na manhã de hoje, dia 18, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB) utilizou das redes sociais para falar sobre o protesto que ocorreu no Brasil no dia de ontem, mas especificamente sobre a ocupação das ruas pelos maceioenses. Em relação a Maceió, comentou ainda sobre o incidente que terminou com um adolescente ferido com um tiro.
Palmeira se disse favorável e com “posição em defesa” de manifestações populares em busca de “cidadania, pacíficas e com respeito ao direito de ir e vir”. “Ontem, a sociedade maceionese e alagoana foi às ruas em busca de dignidade, em um um movimento com forte presença jovem”, avaliou o tucano.
O prefeito ainda complementou: “desde que pacífico, ordeiro e que não viole o direito de ir e vir das pessoas, protestar é nosso direito e deve ser respeitado. Sou sim a favor da reivindicação, mas contra qualquer ato violento como lamentavelmente vimos acontecer em São Paulo”.
Em relação ao aumento da passagem de ônibus em Maceió - como já havia comentado em entrevista a este blog - Rui Palmeira voltou a se posicionar contrário. “Não só somos contrários ao aumento, como estamos dialogando com o setor para que o valor da tarifa permaneça inalterada.
Rui Palmeira ainda comentou - em sua rede social - sobre o menor de idade que foi atingido por um disparo. Conforme as primeiras informações, um homem em um carro da frota da Prefeitura Municipal de Maceió teria sido o autor.
“Lamentavelmente, ontem à noite, um jovem foi alvo de um tiro covardemente disparado por um motorista na Fernandes Lima. Defendo a vida! Sou totalmente contra a violência! Nunca iremos ser omissos neste tema”, iniciou. O prefeito afirmou que determinou apuração rigorosa do fato.
“Após levantamento minucioso, descobrimos no final da noite que a descrição do carro coincide com a de um veículo da SIMA (Superintendência de Iluminação Municipal). O superintendente Ib Brêda, que vem fazendo um excelente trabalho, está tomando as providências”, destacou.
Rui Palmeira ainda sentenciou: “jamais compactuaremos com atos de violência. Como medida cautelar, vamos afastar os servidores suspeitos, garantindo seus direitos de defesa e garantindo que o triste fato seja apurado com o máximo de rigor por todas as autoridades”. O prefeito ainda lembrou que as imagens da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) foram entregues à imprensa.
Estou no twitter: @lulavilar