O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, confirmou por meio de sua Fan Page no Facebook, na manhã desta terça-feira (18), que o Celta conduzido pelo motorista que atirou em um estudante durante o protesto realizado ontem em Maceió pertence à Secretaria Municipal de Energia e Iluminação de Maceió (SIMA).

Palmeira disse as investigações começaram na noite de ontem logo após relatos de testemunhas que afirmaram que o veículo pertencia à frota da prefeitura. No final da noite desta segunda-feira (17), foi constatado que a descrição do carro coincide com a de um veículo da SIMA. O prefeito informou por meio da rede social que em contato com o superintendente da SIMA, Ib Brêda, que fosse realizada a apuração do fato e que o suposto servidor envolvido no incidente fosse afastado do cargo.

“Como prova de nossa transparência e isenção, ofertamos ontem mesmo as imagens das câmeras da SMTT à imprensa. E iniciamos uma busca intensa para apurar se a informação era verdadeira. Após levantamento minucioso, descobrimos no final da noite que a descrição do carro coincide com a de um veículo da SIMA. Determinei apuração rigorosa do fato. O superintendente Ib Brêda, que vem fazendo um excelente trabalho na SIMA, está tomando providências. Jamais compactuaremos com atos de violência. Como medida cautelar, vamos afastar os servidores suspeitos, garantindo seus direitos de defesa. E garantindo que o triste fato seja apurado com o máximo de rigor por todas as autoridade”, escreveu na rede social.

O prefeito disse também que a prefeitura irá se pronunciar oficialmente sobre o fato ainda hoje. Ele ainda pediu desculpas aos familiares do jovem atingido e desejou a ele recuperação imediata. “Ao jovem atingido, desejo pronta recuperação. E em nome de nossa cidade, peço desculpas a ele, a seus familiares e amigos”, disse.

Sobre os protestos ocorridos em Maceió contra o aumento de R$ 0,55 centavos no valor das tarifas de ônibus, Rui Palmeira afirmou que a população tem o direito de manifestar e buscar a cidadania. Ele disse ainda ser contra qualquer tipo de ato violento e que a prefeitura não será omissa com esse caso.

“Ontem afirmei aqui minha posição em defesa de manifestações populares em busca de cidadania, pacíficas e com respeito ao direito de ir e vir. E ontem a sociedade maceioense e alagoana foi às ruas em busca de dignidade, em um movimento com forte presença jovem. Lamentavelmente, ontem à noite, um jovem foi alvo de um tiro covardemente disparado por um motorista na Fernandes Lima. Defendo a vida! Sou totalmente contra a violência!”, afirmou. 

Adolescente continua internado no HGE

O jovem M.A.S.M, de 16 anos, foi atingido com um tiro de raspão no rosto no final da manifestação que é contra o aumento do valor das passagens dos ônibus de Maceió. Segundo os familiares, a vítima não estava participando do protesto quando o carro da prefeitura tentou furar o bloqueio e o motorista realizou um disparo.

O boletim médico divulgado nesta terça-feira pelo Hospital Geral do Estado (HGE) informa que o adolescente encontra-se na área vermelha do hospital, sob os cuidados de um cirurgião buco-maxilar.

O estado de saúde é considerado estável. 

Leia também no blog do Vilar >> Prefeito promete rigor na apuração de incidente que feriu menor em protesto