Para muitas pessoas, a idade avançada ou a melhor idade não é encarada com muita naturalidade. Afrontar algumas limitações físicas, que são inerentes à idade já avançada chega ser um motivo de desestímulo que desencadeia uma série de problemas físicos e psicológicos.

Mas para um grupo de pessoas que já passaram dos 50 anos essa limitação é uma coisa não existe. Depois de criar os filhos e os netos agora eles voltaram à sala de aula.

Pensando nessa “turma agitada”, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), criou em 2006 a um projeto que contempla a Universidade Aberta à Terceira Idade (Uncisati). Agora, em 2013, depois de oito anos de existência já passaram pelas bancas das salas de aula mais de 1000 alunos.

O Projeto tem como objetivo desenvolver ações com ênfase na reintegração social, através de atividades de educação, cultura e lazer, interagindo com outros setores da sociedade. “Para o ano de 2013 foram matriculados 320 alunos com uma idade média de 75 anos”, destacou a gerente de extensão, Vera Lúcia Alves.

A grade de cursos oferecidos pelo programa contempla os cursos de Informática, ISO Stretchin, Meditação,  Hidroginástica, Artes, Psicologia X Qualidade de Vida, Etiqueta social, Medicina Natural, Equilíbrio e Postura, Curso Envelhecimento Ativo e Inglês.

Os professores são voluntários, como exemplo da contribuição para o engajamento dos alunos, o ex-aluno da Uncisati, Godwyn Smith, voltou agora à sala de aula, mas na condição de professor de inglês. “Senti-me muito bem participando do projeto como aluno e resolvi compartilhar meu conhecimento da língua inglesa voltando como professor. É uma experiência muito gratificante”, destacou Mister Smith, como é carinhosamente chamado o professor.

De forma unânime, os alunos destacaram a importância de participar do projeto e do prazer em voltar à sala de aula. “É renovador e estimulante”, fizeram questão de ressaltar.

Uma das aulas mais concorridas é a aula de informática. Na sala de aula é possível ver o engajamento e curiosidade dos estudantes diante dos computadores. “Eles questionam tudo. São de uma geração que não teve contato com o computador então tudo é muito novo. É um desafio que rapidamente eles ultrapassam. É muito emocionante  ver eles mandarem um e-mail ou acessar uma página ou rede social”, destacou Vera Lúcia.

“A formatura dos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade acontece com toda a pompa que uma colação de grau merece. De forma participativa e muito carinhosa, todos compartilham a festa, que é muito emocionante”, destacou Vera Lúcia.
Uma coisa fica clara nos corredores da Universidade. Quando a turma da terceira idade passa, a alegria e descontração é igual ou superior à dos jovens estudantes. Essa coisa de vovó e vovô ficar em casa fazendo crochê é coisa do passado para os alunos da terceira idade da Uncisal.