Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovaram, na sessão desta quinta-feira (13), o pedido de intervenção e afastamento dos prefeitos nos municípios de Passo de Camaragibe e Japaratinga. Com a decisão do pleno, os prefeitos serão afastados do cargo e um interventor será nomeado pelo Governador Teotônio Vilela.  

De acordo com a assessoria de comunicação do TCE, na próxima sessão de terça-feira, será solicitado o pedido de intervenção no município de Palestina. A cidade de São Luis do Quitunde solicitou uma tomada de contas para evitar a intervenção.

A decisão de intervir nos municípios deve-se ao descumprimento do prazo estipulado para o envio da documentação com a prestação de contas referente ao exercício de 2012. O prazo final venceu em 30 de abril, porém, o TCE/AL concedeu novo prazo para o cumprimento da determinação. Mesmo com o novo prazo, as prefeituras não encaminharam a prestação de contas, e por isso, os gestores responsáveis pelo município devem ser afastados dos cargos.