O esforço pelo aprimoramento da real integração entre bem social, ambiental e econômico no universo empresarial fez com que a Natura, líder brasileira do mercado de cosméticos e higiene pessoal, representada pelo membro do Conselho de Administração Guilherme Leal, integrasse o movimento internacional B-Team. Liderado por Richard Branson, fundador do grupo de entretenimento e telecomunicações Virgin, e Jochen Zeitz, chairman da fabricante de artigos e roupas esportivas Puma, o B-Team quer engajar corporações e líderes globais ao lema “Pessoas-Planeta-Lucro” e propor soluções para que conciliem receita e responsabilidade socioambiental.
Neste dia 13 de junho, em Londres, o B-Team anuncia oficialmente a formação do grupo e a participação da única empresa latinoamericana no time. Entre os desafios do B-Team, estão a valoração econômica dos impactos sociais e ambientais; definição de incentivos que possibilitem a evolução para essa sociedade em transformação; e a discussão sobre as características ideais para as lideranças globais. A Natura, uma das protagonistas mundiais no tema sustentabilidade, contribuirá com sua plataforma de conhecimento estruturado. A histórica experiência com a sociobiodiversidade e as ações para mapeamento e dos impactos ambientais da cadeia de valor, entre outras, refletem a sinergia da empresa às crenças do movimento.
O B-Team é formado por membros como Econet, Celtel, PPR Kering, UN Foundation, Soho, Graamen Bank e Unilever. Para mais informações sobre a iniciativa, acesse http://bteam.org.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta no Brasil, com uma receita líquida anual superior a R$ 6,3 bilhões. A companhia conta com quase 7 mil colaboradores, que atuam nas operações do Brasil, Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia e França. A paixão pelas relações fez a companhia adotar a venda direta como modelo de negócios e atualmente reúne mais de 1,5 milhão de consultoras, que disseminam a proposta de valor da empresa aos consumidores.
A Natura acredita na inovação como um dos pilares para o alcance de um modelo de desenvolvimento sustentável. No ano passado, destinou R$ 158,9 milhões em inovação e lançou 104 itens. Este investimento fez com que a empresa atingisse um índice de 67,2%, percentual da receita proveniente de produtos lançados nos últimos dois anos. Por conta da atuação consistente ao longo de anos num comportamento empresarial alinhado com a sustentabilidade, a Natura foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, como a segunda empresa mais sustentável do mundo – e primeira do hemisfério sul – no ranking Global 100, da organização canadense Corporate Knights.








