O ex-deputado federal João Caldas (PEN) deve conseguir ingressar na estrutura do governo do Estado, por meio da reforma política que vem sendo feita pelo governador Teotonio Vilela Filho (PSDB). Claro: reforma política nesta altura do campeonato tem uma finalidade bem óbvia, que é acomodar aliados e ampliar bases.
Os passos de Vilela são os de quem participará ativamente no processo eleitoral. Caldas fez a leitura do processo e busca espaços para também se candidatar em 2014. Provavelmente, o ex-deputado federal parte para uma disputa proporcional. Soltou nos bastidores uma possível candidatura ao Senado Federal. Mas, sabe como é: ganha corpo.
Além do mais, disputar o Senado é entrar em rota de colisão com quem mesmo? Pois é...
João Caldas se articula para permanecer em um dos lados do tabuleiro do xadrez político. Teotonio Vilela Filho - o governador - aponta os espaços. Nesta reforma política, Vilela já agradou a Renatinho Rezende, na Secretaria Adjunta de Ação Social e - como colocou o blog - ao ex-deputado estadual Marcos Ferreira, que assume o escritório de Brasília.
Quanto a João Caldas, aguarda a nomeação. Vale lembrar que nesta aliança Caldas já aguardou a nomeação da Secretaria de Saúde e até mesmo o mandato de deputado federal. Eles não vieram. Mas, houve conversas recentes entre o ex-deputado federal do PEN e o tucano-mor de Alagoas.
Estou no twitter: @lulavilar