Com o objetivo de instituir padrões contábeis mais modernos ao Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem), a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) promove reuniões entre o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) e gestores e técnicos vindos dos estados do Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e das prefeituras de Campos dos Goytacazes-RJ e Juiz de Fora-MG.

Durante esta quinta-feira, 6, no auditório da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento de Alagoas (Seplande), o assunto entra em pauta e se estende até sexta-feira, 7, último dia de acompanhamento das atividades.

Segundo a diretora especial de Contabilidade da Sefaz, Tereza Gomes, com as mudanças que estão ocorrendo na Contabilidade Brasileira, o Siafem, instituído no Estado em 1997, está recebendo alterações no seu funcionamento. “O objetivo é uniformizar o sistema com os padrões internacionais de contabilidade, e estamos, nas reuniões, apresentando as alterações já incluídas no sistema e discutindo as novas alterações”, disse Tereza.

ENTENDA O SIAFEM 

 O Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem) serve para otimizar e uniformizar a execução orçamentária financeira, patrimonial e contábil, de forma integrada, minimizando os custos, obtendo maior transparência e eficiência na gestão dos recursos públicos.

O sistema é desenvolvido em Alagoas e em alguns estados da União pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública federal que presta serviços na área da Tecnologia da Informação.
Crédito da foto: Ascom Sefaz