Numa iniciativa do secretário municipal de Saúde de Maceió, médico João Marcelo Lyra, pela primeira vez nesses últimos oito anos e cinco meses, representantes de oito entidades sindicais da área estiveram presentes, nesta terça-feira (11), ao café regional promovido pela gestão da saúde municipal com o objetivo de estreitar as relações com os representantes dos trabalhadores, reforçando o entendimento e diálogo que deverá permear as ações da atual gestão do prefeito tucano Rui Palmeira.
Ao lado dos coordenadores de Administração Financeira, Eduardo Pereira, de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Genoveva Sampaio, e do Procurador Setorial da SMS, Marcílio Feitosa, o Secretário agradeceu a presença de todos, ressaltando que a meta da SMS é manter uma parceria produtiva com todas categorias, buscando não só a melhoria dos serviços de saúde, mas também a valorização do trabalhador.
“Essa gestão pretende manter as portas abertas para as reivindicações dos trabalhadores da saúde. Nesse encontro, estamos reconhecendo e reforçando a importância dos sindicatos nesse processo de resgate e fortalecimento da saúde pública no município, aproximando-os da gestão e criando uma mesa de negociação permanente, onde as demandas poderão ser discutidas de forma ampla, resultando em decisões mais efetivas”, afirmou Lyra.
Satisfeitos com a iniciativa do Secretário, que atende assim a uma antiga reivindicação das categorias, representantes dos sindicatos dos Médicos (Sinmed), dos Enfermeiros (Sineal), dos Odontologistas (Soeal), dos Farmacêuticos (Sindfal), dos Servidores da Saúde (Sindsaúde), dos Agentes de Saúde (Sindas e Sindacs) e dos Agentes de Endemias (Simacem), além do Sindprev, destacaram que a reunião foi um momento diferenciado da gestão.
O presidente do Sindicato dos Odontologistas, Airton Mendonça achou a iniciativa deste encontro muito importante para o diálogo entre os gestores e as entidades. Lembrou ele, que já gestão do prefeito Cicero Almeida jamais aconteceu um chamamento desse.
Já presidente do Sindicato dos Médicos, Wellington Galvão, parabenizou Lyra por buscar trabalhar em parceria com as entidades, demonstrando responsabilidade e dinamismo. Ele destacou que dois grandes desafios precisarão ser vencidos: a ampliação do PSF e a violência urbana, que vem afetando o funcionamento das unidades de saúde. E de acordo com a presidente do Sineal, Renilda Barreto, a mesa de negociações será um boa alternativa para um debate ampliado das demandas dos profissionais de saúde.
Na visão do presidente do Sindsaúde, Alessandro Fernandes, o encontro foi bastante positivo, na medida em que se propôs a dar início a uma gestão mais democrática na saúde municipal, demonstrando a vontade de superar as dificuldades, trabalhar junto aos profissionais e avançar na melhoria dos serviços prestados à população.
Compartilhando sua experiência, o presidente do Sindacs, Fernando Cândido, disse que, ao contrário do que imaginava, muitas questões têm tido avanços junto à SMS apenas com o diálogo, a exemplo de demandas da categoria que vêm sendo solucionadas ou encaminhadas sem a necessidade de mobilizações grevistas, como aconteceu em outras capitais do Nordeste. Ele aproveitou o momento, porém, para solicitar uma atenção dos gestores com as condições e material de trabalho dos agentes, em especial os de endemias.
postado por Cássia Oliveira
acesse>twitter@Bsoutomaior
