O fato do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar de Alagoas ter multado vereadores que estacionaram nos arreadores da Praça Deodoro - como comumente já fazem - para poderem ir ao plenário da Casa de Mário Guimarães gerou revolta por parte dos próprios edis e tem repercutido no plenário do parlamento-mirim.
Os vereadores teriam sido multados por terem estacionado em local indevido, mas - conforme as primeiras informações - a área, em função do pouco espaço para estacionamento nas imediações da Câmara Municipal de Maceió, foi cedida para que os edis colocassem seus veículos durante as sessões ordinárias e as atividades legislativas.
A autorização teria sido dada pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT). A área fica próxima a uma também destinada a taxistas. Entre os multados, está a vereadora do PSOL, Heloísa Helena, que pretende recorrer.
O presidente da Câmara Municipal, Francisco Holanda Filho, o Chico Filho (PP), também já se posicionou sobre o assunto. A Mesa Diretora pretende agir no sentido de também recorrer da multa. Os espaços destinados aos vereadores são utilizados por estes desde a legislatura passada.
Inclusive é um dos sérios problemas do prédio da Câmara Municipal: não possui estacionamento. Dificulta a vida dos cidadãos que querem acompanhar a sessão e da imprensa também, no caso: os carros de reportagem. A disputa por vagas nas imediações é uma verdadeira batalha.
O vereador Kelmann Vieira (PMDB) destacou que o trânsito na Praça Deodoro é organizado pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e que nas multas aos vereadores foram cometidos excessos.
Em pronunciamento, Heloísa Helena (PSOL) ainda cobrou investigação sobre um estacionamento público próximo que vem sendo "usado" por um coronel da Polícia Militar de Alagoas. De acordo com Heloísa Helena, este que teria ordenado as multa a canetada nos vereadores.
Estou no twitter: @lulavilar