Na terça-feira (28), foi realizado a I Gincana do meio Ambiente, que foi marcada pela participação de alunos que lotaram o ginásio de esporte esbanjaram alegria, entusiasmo e muito conhecimento sobre preservação ambienta. Professores, coordenação, direção escolar, o Prefeito Gustavo Dantas Feijó, Vice-prefeito Kléber de Amorim Tenório, o Chefe de Gabinete Fernando, a Secretária da Educação Maria José Odorico, os funcionários do IMA (Instituto do Meio Ambiente de Maceió- AL)  realizaram o evento através do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente (Valter Acioli) e seus colaboradores.

Houveram várias apresentações dos alunos sobre o meio ambiente e uma linda apresentação cultural, onde os jovens protagonizaram uma encenação sobre conscientização ambiental do Instituto Girassol tendo como Presidente Sandro Santos. Todos os acontecimentos da gincana foram acompanhados pela reportagem da rádio Boca da Mata FM onde o repórter José Gilson realizou algumas matérias levando ao público que estava em casa uma noção do que estava acontecendo nesta manhã histórica em Boca da Mata .

AO Gincana do meio Ambiente teve uma grande repercussão no ambiente escolar. Os alunos se mobilizaram e mostraram que além de estarem afiados na matéria sobre Meio Ambiente na gincana que os funcionários do IMA organizaram, mostrou que através das brincadeiras também pode-se educar e ensinar os princípios básicos para cuidar do mundo em que vivemos.

Cada Escola fez a arrecadação de materiais recicláveis como, garrafas pet, pilhas, raios-x que fizeram a diferença ao final da gincana contando como pontos cada material recolhido que pode ser reciclado.

Esse evento será incluído no calendário escolar como incentivo para melhoria de vida para a comunidade e a gincana é uma forma de conscientizar os alunos em geral que se pode viver melhor contribuindo com a natureza sabendo que nem todo lixo é lixo, que podemos utilizar de forma criativa objetos recicláveis, diminuindo assim tanta sujeira nas ruas e melhor aproveitamento do que é descartado amenizando a poluição que o meio ambiente sofre nos dias de hoje. Aprenderam também os vários tipos de lixo tais como: orgânico, eletrônico, hospitalar, industrial, urbano e radioativo e que uma forma de diminuir ainda mais tanto lixo é utilizando-se destes métodos como menor produção de lixo por pessoa, reciclar, doar e ter outras finalidades para embalagens, roupas, etc., boas ideias (sacola reciclável, que já está sendo adotada em várias cidades do Brasil como meio de reduzir a utilização de sacos plásticos), aterros sanitários, que seguem procedimentos de segurança, possuindo sistemas de drenagem e tratamento de resíduos.

Este é mais um evento que a Prefeitura Municipal de Boca da Mata promove pensando no bem estar da população bocamatense.