O senador Renan Calheiros (PMDB) sabe aguentar pressão. Disso ninguém duvida. Em sua trajetória política já deu prova em diversas crises, inclusive na que lhe tirou da presidência do Senado Federal.
Tem sido assim na busca por segurar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que cria quatro novos tribunais federais.
Calheiros recebeu - na quarta-feira passada - a frente parlamentar favorável a criação dos tribunais. De um lado os que argumentam que os tribunais representam - evidentemente - mais custos para o país; do outro, os que falam na celeridade da Justiça e necessidade dos novos tribunais.
De acordo com o jornal Estado de Minas, Calheiros reiterou aos parlamentares que houve alteração de texto, durante votação na Câmara.
Na visão do peemedebista, isto exigiria um novo exame pelo Senado e impediria a promulgação imediata. O presidente do Senado Federal ainda alega que há vícios de iniciativa na matéria.
A PEC cria novos tribunais em Minas Gerais, Bahia, Amazonas e Paraná.
A frente pressiona Calheiros para que haja a promulgação. O assunto reaparece na coluna de Lauro Jardim. De acordo com o jornalista, apesar da força de Calheiros no Senado Federal, a PEC deve ser promulgada.
De que forma? Renan Calheiros tem viagem agendada para Portugal, no próximo dia 5. Sendo assim, há chances do petista André Vargas tornar a Proposta de Emenda Constitucional uma realidade. Será?
Estou no twitter: @lulavilar