A Prefeitura de Maceió juntamente com a Secretaria Municipal do Planejamento e do Desenvolvimento (Sempla), abriu nesta sexta-feira (24), no Centro de Convenções, a 5ª Conferência das Cidades. O evento tem como finalidade pensar a cidade na sua integralidade, ou seja, discutir questões relacionadas a temas como habitação, saneamento e mobilidade urbana, principais eixos que serão tratados no encontro.
Para o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, a conferência é uma oportunidade dos cidadãos darem opiniões e participarem de forma direta do planejamento da cidade. “Fazer o planejamento da cidade é uma atitude, antes de tudo, de responsabilidade social e de cidadania. Não há desenvolvimento, sem planejamento, sem estruturação e a participação popular é de extrema importância para a democratização deste processo”, ressaltou.
A etapa Maceió da Conferência das Cidades tem como título “Reforma Urbana Já: Quem muda a cidade somos nós”. Na ocasião, os presentes terão a oportunidade de discutir alguns dos problemas mais comuns nas grandes cidades brasileiras.
Os delegados da 5ª Conferência serão os responsáveis pela confecção de um diagnóstico da capital alagoana, que posteriormente será enviado à Presidente Dilma Rousseff. Vale ressaltar, que qualquer cidadão de Maceió pode se credenciar no dia do evento para se tornar um delegado. Também será eleita uma comissão composta por 60 delegados para representar Maceió na conferência nacional que será realizada entre os dias 20 e 24 de novembro próximo.
Participação Democrática
A comissão organizadora da 5ª Conferencia é composta por representantes do poder público municipal, movimentos populares, sindicatos, empresas privadas e Organizações não Governamentais (ONGs).
Representando o poder público estão as secretarias municipais de Planejamento e do Desenvolvimento (Sempla); Comunicação Social (Secom); Infra-estrutura e Urbanização (Seminfra); Assistência Social (Semas); Habitação (SMHPS) e Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), além das superintendências de Limpeza Urbana (Slum); Transito e Transporte (SMTT) e Controle e Convívio Urbano (SMCCU).
O Gabinete do vice-prefeito, a Câmara de Vereadores e a Coordenação Municipal de Defesa Civil (Comdec) também participam da conferência, assim como unidades de ensino superior, a exemplo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Centro de Ensino Superior de Maceió (Cesmac).















