Maceió foi escolhida pela Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN para receber a “Caravana Meu Bolso em Dia”, amanhã, no Espaço Multieventos. A Caravana é uma feira gratuita de educação financeira que visa  orientar os cidadãos sobre o uso consciente do dinheiro e dos produtos financeiros em geral, como cartão de crédito, crédito consignado, empréstimo pessoal, financiamento entre outros. O evento contará com brincadeiras, brindes, jogos, atrações locais e um show da Preta Gil.

 Durante a Caravana, o cidadão também pode consultar a situação do seu nome na “Tenda Nome Limpo”, que conta com a parceria da Serasa Consumidor. A tenda oferece brincadeiras como o “Painel do Jimbo”, que faz alusão a um calendário com um símbolo que remete à despesa daquele dia, o objetivo é mostrar que a organização financeira pode ser  incorporada facilmente nos hábitos do dia a dia.

 “A Caravana é um evento que tem percorrido todo o Brasil para levar informações de educação financeira e agora chegou a vez de mostrar para os alagoanos que com planejamento e controle de gastos é possível deixar o bolso em dia. Iremos levar informações de educação financeira por meio de brincadeiras e orientações didáticas”, afirma Fábio Moraes, diretor de educação financeira da FEBRABAN.

 Haverá um espaço no evento dedicado para atendimento ao público, batizado de “Espaço Cidadão”, que terá a participação PROCON AL, que irá atender a população e também explicará a atuação do órgão e serviços prestados à comunidade. Um ponto neste espaço são as palestras de educação financeira, que irão ajudar o consumidor a controlar melhor o orçamento, por meio de ferramentas da FEBRABAN, como o site meubolsoemdia.com.br e nosso software de educação financeira Jimbo e informações sobre o planejamento financeiro com a chegada da aposentadoria.

 A “Tenda do Crédito” oferece brincadeiras que mostrarão aos participantes quais os tipos de créditos que são oferecidos pelas instituições financeiras, como o consignado, empréstimo pessoal, cheque especial, financiamento de veículos, CDC, entre outros.

 O evento também conta com uma tenda exclusiva para as crianças. A “Tenda das Crianças”,com monitores e atividades para as crianças, como pintura no rosto, jogo da memória, caderno para colorir e brinquedos. Por fim, a “Tenda Viva Seguro”, uma parceria com a Funenseg, oferece aos participantes uma brincadeira de roleta, com perguntas e respostas sobre seguros. Além disso, a tenda oferece qualidade de vida aos visitantes, que poderão desfrutar de uma massagem e também aferição de pressão arterial.

Perfil de endividamento dos alagoanos

Uma pesquisa da Fecomercio/AL, divulgada em fevereiro de 2013, mostrou que para mais de 50,7% dos alagoanos, um dos motivos do desequilíbrio financeiro é motivado pela falta de controle do orçamento e, para 28,8% dos entrevistados, o descontrole financeiro ocorreu em função de gastos imprevistos. De acordo com dados do Banco Central, a taxa de endividamento das pessoas físicas em Alagoas tem oscilado nos últimos anos. Em janeiro de 2011 a taxa apontava para 5,29% da população, em fevereiro de 2012 a taxa chegou a 6,83% e, em março desse ano, o valor caiu para 6,08%. Apesar da queda na taxa de inadimplência, os alagoanos estão acima da média nacional, que atingiu 5,8% em 2012.