Os constantes incêndios em residências e apartamentos levantam questionamentos sobre quais medidas adotar para evitar um sinistro. De acordo com dados do Corpo de Bombeiros, em média, quatro imóveis são atingidos por incêndios diariamente em Maceió, que na maioria das vezes destrói totalmente o local. Nesta semana, um imóvel foi destruído pelas chamas, o que por pouco não causou uma tragédia, no bairro do Trapiche.
O coronel Paulo Marques, do Corpo de Bombeiros afirma que as causas para um incêndio em residência são de formas variadas, mas que o ventilador é considerado o “violão” da concentração de casos. Marques coloca que muitas pessoas não costumam fazer manutenção nos eletrodomésticos. “Quando o ventilador causa um incêndio, ele já apresentou vários defeitos, como por exemplo, quando dá aquela parada, mas o motor continua ligado”, destacou.

Segundo o oficial, além do ventilador, os sinistros também são causados por panelas esquecidas no fogão, vazamento de gás, curto-circuito e descuido com brincadeiras de criança. “Há alguns dias uma residência pegou fogo porque uma criança estava brincando com um fósforo no sofá. Em pouco tempo o fogo se alastrou”, disse.
Marques alerta que a exposição de produtos de limpeza também pode provocar um sinistro. Como dicas, o oficial coloca que as pessoas precisam ter atenção para concentrar tomadas ligadas simultaneamente, fazer a manutenção nos equipamentos que são usados diariamente e ter cuido no manuseio de extensões elétricas. “Todo incêndio acontece quando há falha na prevenção”, garantiu Marques.










