A Prefeitura de Maceió intensificou, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra), a operação tapa-buracos na capital alagoana. A reativação da usina de asfalto (encontrada fora de atividade pela atual gestão) e o aumento no número de equipes que atuam nas operações foram as medidas emergenciais adotadas pela Prefeitura de Maceió para diminuir os transtornos provocados pelo desgaste da pavimentação na capital alagoana. Trezentas ruas já foram contempladas até o momento.

Com as chuvas, o trabalho aumenta, e para atender a demanda a prefeitura vem intensificando a operação.  “Antes da chuva havíamos trabalhado em mais de 200 ruas, fechando os buracos. Contudo, após as chuvas, novos buracos foram abertos em diversos pontos da cidade. Isso ocorre porque a malha asfáltica de Maceió é antiga, mais sujeita à deterioração”, explicou Fernandes.

As equipes que trabalham na operação tapa-buraco têm atuado de domingo a domingo para sanar o problema.  Ao todo, cinco equipes da secretaria atuam diariamente nas operações de tapa-buraco em todos os bairros da capital.

Além da operação tapa-buracos a Seminfra tem feito serviços de limpezas, jateamento, desobstrução de galerias, boca de lobo e abertura de valeta. Serviços que facilitam a escoação das águas.

Obras também influenciam

Fernandes salienta, ainda, que trabalhos realizados por obras como saneamento básico, gás e telefonia também aumentam o problema na medida em que para a instalação ou análise de tubulações são necessários a abertura de novos buracos. Com isso a Seminfra firmou parceria com a Algás (Gás de Alagoas S.A.) para que o buraco seja fechado assim que a obra for finalizada, gerando – inclusive – receita para o município.

Neste mês de maio, as obras foram intensificadas com o aumento no número de equipes atuando em campo. Diariamente, o secretário se reúne com os chefes de equipes e traça as estratégias e metas para a operação, que é assegurada graças ao pleno funcionamento da usina de asfalto, que passou por manutenção e foi reativada já na gestão do prefeito Rui Palmeira.

300 ruas

Atualmente, dados da Seminfra apontam que mais de 300 ruas já receberam a operação tapa-buraco. O prefeito Rui Palmeira já assegurou que a questão estruturante da cidade é uma das prioridades de sua gestão e que o trabalho será realizado diuturnamente, como forma de assegurar melhorias na qualidade de vida da população da capital.

Entre as centenas de bairros e localidades contempladas com a operação tapa-buracos estão:  Av. Cachoeira do Mirim, Benedito Bentes; Av. Menino Marcelo; Santa Lúcia; Av. Capitão Marinho Muniz Falcão, Santo Eduardo; Santa Amélia; Gruta do Padre, Farol; Av. Eraldo Luis Cavalcante, Murilópolis; Rua Comendador Leão e Rua Melo Póvoas, Jaraguá; Rua Cincinato Pinto e Avenida da Paz (Centro); Sandoval  Arroxelas ( Ponta Verde); Rua Walter Ananias, Rua do Cravo e Trav. Tomé de Souza,  na Pajuçara.

A Secretaria de Infraestrutura e Urbanização analisa, agora, quais medidas serão adotadas após o término do período chuvoso. A pasta avalia uma mudança na antiga pavimentação em pontos críticos e a continuação das operações de contenção.