Circula pelos bastidores políticos, a possibilidade da fusão entre mais dois partidos: o PRB e o PTN. Uma das forças interessadas na fusão seria a Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo Edir Macedo.
A instituição religiosa possui grande influência nos rumos do PRB, que é o partido do senador Marcelo Crivella. Em uma nota em sua coluna, o jornalista Lauro Jardim ressalta que as conversas entre as direções de PRB e PTN estão avançadas para que a fusão ocorra antes de 2014.
Caso ocorra, afeta também algumas questões locais. O PRB – em Maceió – é comandado por Euclydes Mello, totalmente ligado ao senador Fernando Collor de Mello (PTB). É ainda o partido do vereador Marcelo Gouveia e do ex-presidente da Câmara Municipal e superintendente da Pesca, Galba Novaes (PRB).
Novaes é candidato em 2014. Já o PTN, é a sigla do deputado estadual João Henrique Caldas, que tem um mandato independente da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, mas o grupo político do qual faz parte – incluindo o pai do parlamentar: o ex-deputado federal João Caldas (PEN) – transita muito bem no Palácio República dos Palmares.
Tanto é assim, que o PTN possui uma das pastas da administração municipal tucana. O filiado Raphael Wong é o titular da Secretaria de Meio Ambiente. A fusão – caso ocorra – traz questionamentos similares à formação do MD (PPS/PMN) em Alagoas.
Por enquanto, o assunto apenas circula em bastidores e em algumas notas de veículos de comunicação de circulação nacional.
O presidente do PRB em Alagoas, Euclydes Mello, disse que viu as notas na imprensa com estranheza. “Eu, inclusive, estive semana passada com a direção nacional do partido e ninguém comentou sobre o assunto”.
Indaguei a ele se poderia ter sido uma nota infundada, ele respondeu: “não posso afirmar isto, pois não sei se houve discussões depois da reunião que tive com a direção. O que coloco é que até o presente momento, nada foi passado neste sentido”.
Tentei falar com o presidente estadual do PTN, o deputado João Henrique Caldas, mas o celular chama e ninguém atende.
Estou no twitter: @lulavilar