Cerca de três mil carros circulam por hora pela Avenida Gustavo Paiva, em Maceió. O número de acidentes registrados na via é considerado grande pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).
Pensando em diminuir a incidência deles e em dar maior mobilidade ao trânsito, um projeto de ampliação da avenida foi entregue à Prefeitura da capital. A proposta foi criada em 2008, mas nunca saiu do papel.
A nova gestão aprovou o projeto que para dar continuidade aguarda um parecer da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA).
Segundo o assessor especial da SMTT, Roberto Barreiros, o órgão possui atualmente vinte e oito projetos de pequeno, médio e grande porte. Após eles serem apresentados à prefeitura, passam por algumas etapas importantes, mas a maior delas é apontar, entre todos os pontos, a prioridade para o trânsito.
“Fazemos um estudo e identificamos o que pode ser mudado e como pode ser feito. A partir daí o projeto é analisado e se for aceito, um cronograma é definido, levando em consideração os recursos para sua realização. É preciso entender que independente da necessidade da mudança, outros projetos podem ser mais urgentes. Por isso mesmo a proposta sendo aprovada ela pode aguardar sem prazo definido para sua implementação”, explicou.
É o que ocorre no momento com a ampliação da Avenida Gustavo Paiva. O projeto que prevê a construção de um canteiro central existia há três anos, mas foi abandonado. Recentemente, ele foi apresentado e recebeu o aval da nova gestão municipal, mas será analisado por uma comissão da Sempla que deve colocá-lo em uma lista de prioridades.
O objetivo da mudança é diminuir o número de acidentes registrados no local. Segundo o assessor especial da SMTT, a causa da maioria deles são as conversões que os motoristas fazem à esquerda, muitas em local proibido.
O canteiro impediria que isso ocorresse. Outro motivo para a ampliação seria conferir mais mobilidade ao trânsito, principalmente, aos transportes coletivos.
A iniciativa privada está investindo em parceiras com a prefeitura para melhorar o fluxo de veículos próximos a seus empreendimentos. Este tipo de captação de recurso ocorreu com a nova avenida que ligará o bairro do Barro Duro a Cruz das Almas.
Considerada uma obra grandiosa a Avenida Josefa de Melo, foi orçada em R$ 7,5 milhões e só foi viabilizada através da doação do terreno, injeção de capital de duas grandes empresas que estão construindo um novo shopping na cidade e um grupo dono de um grande supermercado. A captação de recursos na ampliação da Gustavo Paiva pode seguir o mesmo caminho.
“Uma grande rede de lojas já se mostrou interessada nessa ampliação e pode fechar uma parceria, um shopping que está sendo construído também, é um momento interessante, em que essas e outras empresas estão entendendo que sem incentivo não conseguimos realizar as obras necessárias, pelo menos não todas. Essas mudanças devem melhorar fluxo no trânsito o que acaba favorecendo também os negócios dessas empresas”, disse Roberto Barreiros.
Com a inauguração da Avenida Josefa de Melo e a ampliação na Gustavo Paiva haverá mudanças de itinerários em linhas que circulam na região, mas isso só será definido com a conclusão dos projetos.
“Estamos impedidos pelo Ministério Público Estadual de criar novas linhas. Antigamente trabalhávamos com um sistema de lotes, podíamos modificar linhas existentes e criar novas. Agora as licitações são feitas por linhas o que dificulta o processo. Recentemente uma nova linha foi aprovada e quando já circulava algumas empresas entraram com recurso pedindo a extinção dela porque estava prejudicando as mesmas”, contou o Assessor especial da SMTT.
De acordo com ele, esse novo projeto não tem prazo definido para implantação e deve ser minuciosamente analisado para que erros como os cometidos na Avenida Pierre Chalita não ocorram. “Toda cautela é necessária”, finalizou.










