A secretária de Educação do município de Maceió, Ana Dayse Dórea, foi convidada - pelos vereadores - para apresentar os projetos da pasta para o ano de 2013.
A proposta foi do presidente da Câmara Municipal de Maceió, Francisco Holanda Filho, o Chico Filho (PP), e aprovada pelos pares. Ainda não há uma data agendada, mas a perspectiva é que o debate sobre as ações da Educação do município ocorram ainda no mês de junho.
Não faltarão problemas a serem debatidos. Vale lembrar um que já foi colocado em plenário inúmeras vezes pela vereadora do PSOL, Heloísa Helena: as vagas que se encontram ociosas em algumas escolas, porque as crianças não conseguem se matricular. Uma das causas: regiões dominadas pelo tráfico de drogas que não permite que crianças saiam destas localidades para se matricularem em escolas de conjuntos vizinhos.
O problema foi levantado por Heloísa Helena na Câmara Municipal de Maceió e já rendeu - inclusive - uma reunião com a própria Ana Dayse. Neste blog já tratei sobre o assunto. Lembrando que acarreta em queda no repasse do Fundeb. Está aqui.
Enfim, são vários os assuntos! Um deles levantado pelo próprio Chico Filho: o convite feito à pasta da Educação para integrar o projeto Paralpracá do Instituto C&A, que foca em atividades na área da Educação infantil.
Ana Dayse também deverá detalhar as providências tomadas pela atual gestão na reforma e construção de escolas na capital.
Estou no twitter: @lulavilar