A mudança de horário nas sessões da Câmara Municipal de Maceió ainda geram polêmica dentro Casa de Mário Guimarães. Aprovado por maioria, é indiscutível que é uma realidade a qual os insatisfeitos terão que se adaptar. Foi uma decisão democrática, apesar dos sete votos contrários. Logo, ponto final.
Porém, como diz Heloísa Helena (PSOL): ainda cabe o “juris esperniandis”! E entre os pontos de reclamação, a ausência da transmissão das sessões ao vivo como ocorria anteriormente pela TV Câmara (horário disponibilizado pela TV Assembleia). O sinal da TV Assembleia ainda era replicado pelo site da Câmara Municipal de Maceió. (www.camarademaceio.al.gov.br).
Agora, as sessões são transmitidas - ainda pela TV Assembleia - gravadas e em outro horário. Para alguns edis, uma perda. A reclamação mais inusitada neste sentido veio de Heloísa Helena: “se é para ver coisa antiga, melhor assistir ao Chaves que, pelo menos, é engraçado”.
O peculiar jeito da psolista que votou contrário à mudança e foi vencida. Mas, a resposta - em relação ao assunto - vem do presidente da Casa, Francisco Holanda Filho (PP), o Chico Filho. De acordo com ele, a Câmara Municipal - ainda nesta semana - deve disponibilizar o acompanhamento da sessão pelo site.
Chico Filho diz que a equipe de comunicação tem trabalhado para que a sessão possa ser acompanhada ao vivo pelo endereço eletrônico. Ele garante que a sessão continuará sendo transmitida ao vivo, portanto! A mídia é que será outra. Em paralelo, como se fazia antes, a sessão é comentada pelo twitter por meio do @Camara_Maceio.
E por falar em acompanhar a Câmara Municipal de Maceió, o parlamento-mirim ainda está em débito quanto ao Portal da Transparência José de Alencar. Aprovado em 2010, até hoje ele não é uma realidade. O pior: já é uma segunda empresa que trabalha na “confecção do site”. Por algum motivo - nunca revelado! - o primeiro que foi ar não funcionou e foi descartado, mesmo a antiga empresa tendo sido paga.
Indaguei aqui, quanto custou o Portal da Transparência que não funciona? Quem recebeu o dinheiro? Por qual razão foi preciso contratar uma nova empresa? Quanto custa o novo Portal? Nunca apareceram as respostas. Em relação a estreia do novo Portal da Transparência, ele deve ir ao ar nas próximas semanas. Quem sabe as respostas não estejam por lá...
Estou no twitter: @lulavilar