O gesto do senador e presidente da Comissão de Infraestrutura, Fernando Collor de Mello  (PTB) - ao rasgar a prestação de contas do Departamento Nacional de Infraestruturas de Transporte (Dnit) - continua a repercutir. 

 

O órgão questionado por Collor emitiu uma nota afirmando o andamento das obras e a veracidade do relatório rasgado pelo petebista por conta de “supostas mentiras”. Pois bem, no dia de ontem, 13, os senadores que integram a Comissão de Infraestrutura visitaram as obras de recuperação da rodovia BR-364, em Rondônia. 

 

De acordo com a Comissão, o diretor-geral do Dnit, Jorge Fraxe, reconheceu atrasos nos serviços e anunciou a conclusão dos trabalhos até novembro. Ora, vale ressaltar: uma coisa é o mérito do que é discutido na Comissão de Infraestrutura e as irregularidades constatadas, que devem sim ser questionadas e cobrado do Dnit; outra é o gesto do presidente de rasgar o relatório. 

 

A Comissão de Infraestrutura - desta forma - dar razão ao seu presidente Fernando Collor de Mello, ao menos no mérito das críticas. Não sei quanto ao gesto que conquistou o interesse da imprensa e das câmeras, mostrando no “novo Collor” a fúria do “antigo Collor” já vista em entrevistas, pronunciamentos, enfim...

 

A diligência foi feita pelos senadores Valdir Raupp (PMDB), Ivo Cassol (PMDB) e Acir Gurgacz (PDT). O que afirmam terem constatado os senadores? Bem que as obras - segundo o relatório - eram tidas como reiniciadas em abril, mas na verdade na época não havia sinal de trabalhadores e máquinas na rodovia. 

 

O trio afirma que a retomada das obras só foi feita após o pedido de diligência aprovado pela Comissão de Infraestrutura, após se rasgar o relatório. Olha a fala de Raupp:  “Demoraram demais. A ordem de serviço foi dada em setembro do ano passado e até semana passada ainda não havia movimento de equipamentos e pessoas na estrada. Com a ação que fizemos na comissão e com a vinda do general Fraxe aqui, as obras vão se intensificar”.

 

De acordo com Gurgacz, a obra somente foi reiniciada na sexta-feira, dia 10. As falas dos senadores fazem com que Collor saia bem na foto, rasgando documento e tudo! “As obras estão iniciando com oito meses de atraso, desde a assinatura da ordem de serviço pelo Dnit, em setembro do ano passado, e esperamos que agora seja executada com qualidade e concluída até o final do ano, como anunciou o Dnit”, colocou ainda Gurgacz.

 

A Comissão de Infraestrutura ainda conseguiu arrancar de Jorge Fraxe o compromisso de fazer auditoria se houver indícios de irregularidades. O senador Fernando Collor de Mello deve ter comemorado o resultado da visita dos senadores às obras. 

 

Estou no twitter: @lulavilar