A Câmara Municipal de Maceió retoma as sessões ordinárias nesta terça-feira, dia 14, pela parte da tarde. Volta a ser como era na época da presidência do ex-vereador Arnaldo Fontan.

Aprovada por maioria, a mudança de horário deve diminuir os holofotes sobre a atividade do Legislativo municipal. As sessões ordinárias do parlamento-mirim dividirão a atenção com o cotidiano da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas; com isto não será mais possível acompanhar o trabalho dos vereadores pela TV Câmara (que ocupava as manhãs da TV Assembleia).

 

Uma pena para a população. Afinal, um canal a menos para saber sobre o desempenho do seu edil. Mas, cabe à imprensa o seu papel e os questionamentos - como sempre foram feitos - em relação à Casa de Mário Guimarães e suas polêmicas, com a “recém-extinta” verba de enxoval. 

 

As sessões agora serão das 15hs às 19hs, de terça a quinta-feira. Só para lembrar, a mudança de horário foi proposta por Zé Márcio (PSD) e aprovada por 13 votos a 7. O autor do projeto justifica lembrando que a maioria das secretarias e órgãos públicos funciona apenas pela manhã, o que impedia que os edis comparecesse a reuniões, solenidades e - principalmente - exercessem o papel de agente fiscalizador do Executivo. 

 

Logo, em tese, é para termos um parlamento-mirim mais fiscalizador e mais atento às ações da pasta do Executivo. Em outras palavras: que se dupliquem as cobranças para cima da Câmara cobrando eficiência nas ações e nos discursos. 

 

Desde que começou a legislatura, o parlamento-mirim ainda tem alguns débitos: os relatórios finais das comissões que criou - como a das Oscips presidida por Wilson Júnior (PDT) - a implantação efetiva do Portal da Transparência (agora com nova empresa e ninguém sabe o gasto para isto) e por aí vai...

 
Estou no twitter: @lulavilar