O ataque de “fúria” do senador Fernando Collor de Mello (PTB) – na presidência da Comissão de Serviços e Infraestrutura do Senado Federal – rasgando a prestação de contas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), afirmando que o relatório estava cheio de mentiras, não foi bem recebido – obviamente – pela diretoria do órgão.
O Dnit respondeu ao senador alagoano por meio de nota que foi divulgada na imprensa. Como tratei do assunto neste blog, acho mais do que justo colocar a posição do departamento para o leitor possa fazer sua avaliação sobre o caso.
A diretoria do Dnit assegura que o relatório encaminhado ao senador Fernando Collor traduz a realidade do momento em que as informações foram levantadas; ou seja: no final de semana passado. Em nota, se lê: “os dados constantes do relatório foram fornecidos de forma isenta por servidores da autarquia”.
Os senadores da Comissão presidida por Collor questionaram o andamento das obras da BR-364, em Rondônia. Foi o ápice para atitude do senador alagoano. Quanto a este ponto em específico, o Dnit coloca que a rodovia está sendo restaurada no trecho entre Pimenta Bueno e Cacoal. A obra conta – segundo o órgão – com 130 trabalhadores, 33 máquinas e veículos pesados, usinas de asfalto de solos e recicladoras.
O órgão afirma que enviou ao Senado Federal fotos que compravam o trabalho na área e o uso dos equipamentos em operação. “Uma visita a esse trecho comprovará que há máquinas e homens trabalhando nas obras de restauração”, coloca ainda em nota.
Veja a nota na íntegra
Em resposta à manifestação do presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura, Senador Fernando Collor, na manhã desta quarta-feira (08/05), o DNIT assegura que o relatório da Autarquia encaminhado segunda-feira (06/05) ao Senado traduz a realidade do último final de semana (05/05/2013), momento em que as informações foram levantadas. Os dados constantes do relatório foram fornecidos de forma isenta por servidores da Autarquia.
Especificamente sobre a restauração do Lote 2 da BR-364 em Rondônia, no trecho localizado entre Pimenta Bueno e Cacoal, o DNIT esclarece que a obra já está com a seguinte mobilização:
- 130 trabalhadores;
- 33 máquinas e veículos pesados;
- 03 usinas de asfalto;
- 01 usina de solos;
- 02 recicladoras.
A empresa construtora responsável é a CCM. Segue, em anexo, o registro fotográfico realizado na última semana na BR-364 – com os equipamentos citados em operação – que integra o relatório de acompanhamento dos serviços. Uma visita a esse trecho comprovará que há máquinas e homens trabalhando nas obras de restauração.
Coordenação de Comunicação Social
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
Estou no twitter: @lulavilar