Os últimos passos dos dois senadores alagoanos Renan Calheiros (PMDB) e Benedito de Lira (PP) na busca de consolidar planos para a disputa do governo do Estado de Alagoas em 2014 pode gerar um embate entre ambos.
Calheiros e Lira apontam como os caciques mais interessados no Palácio República dos Palmares. Benedito de Lira – inclusive – já afirma claramente que está na condição de pré-candidato e que tenta viabilizar uma frente de situação, com o apoio de Teotonio Vilela Filho (PSDB).
Em recente entrevista ao Blog do Vilar, Benedito de Lira foi enfático ao afirmar que quer ser o candidato de Vilela ao governo e que apoiaria o tucano na disputa pelo Senado Federal, invertendo os papéis vividos por eles em 2010, quando Lira disputou a cadeira de senador apoiando Vilela para o Executivo.
Do lado de Renan Calheiros há um pouco mais de cautela. O peemedebista falou que se sentiria orgulhoso caso fosse governador, mas – logo em seguida – desconversou. Primeiro a revelação do desejo, para depois afirmar que é cedo para discutir 2014. Bem, para bom entendedor meia aspa basta para entender o quanto Renan Calheiros está no jogo.
O peemedebista só é bem mais pragmático. Se os ventos soprarem rumo a um outro plano; um outro plano será. Benedito de Lira – a exemplo de quando foi candidato ao Senado Federal – é mais enfático (como já dito) nas declarações e ações. Seguindo neste ritmo, em algum momento o embate será mais forte.
Nos bastidores, Benedito de Lira já fala para alguns amigos que se Renan Calheiros possui apoio de prefeitos, ele também possui. Se há vereadores e deputados que orbitam em torno de Calheiros, ao redor dele também...e por aí vai. Calheiros parece ser mais hábil enxadrista. Que o diga a AMA e a UVEAL. Mas, ainda é muito cedo.
Os dois sabem que ninguém é candidato de si mesmo. Há outros político no jogo? Sim! Interesses do senador Fernando Collor de Mello (PTB) e – sem contar – com o desejo do vice-governador José Thomaz Nonô (Democratas) ser também candidato ao Palácio República dos Palmares.
Por lá, o único plano uníssono é a candidatura de Teotonio Vilela Filho (PSDB) ao Senado Federal. Por isto, o ferrenho embate com Collor de Mello, como todos bem sabem.
Estou no twitter: @lulavilar