No domingo 26 de maio, quando estará fazendo um ano do assassinato do médico Alfredo Vasco, familiares e amigos estarão promovendo o 1º passeio ciclístico Dr. José Alfredo Vasco. A concentração será no Espaço Vera Arruda, no Stella Maris. A saída está agendada para sair às 9horas e deve culminar no espaço da rua fechada, na praia de Pajuçara.

Segundo o filho do médico, André Palmeira, “toda a sociedade está convidada a participar. As pessoas que não puderem ir de bicicleta podem vestir uma peça de roupa branca e se juntar à manifestação que objetiva sensibilizar a todos sobre a falta de segurança”.

Este será um ato pacífico ressalta André Palmeira. “Esperamos que as pessoas se mobilizem a participar do ato.Depois de um ano da morte do meu pai pouco foi feito ou visto no campo da segurança pública. Infelizmente os números da violência só aumentam em Alagoas”, desabafou o filho do médico.

Relembre o caso

O médico José Alfredo Vasco tinha 67 anos e foi assassinado no dia 26 de maio de 2012. Ele estava de bicicleta quando foi abordado por dois menores armados ao passar pelo Corredor Vera Arruda, no bairro da Jatiúca, em Maceió.

Ao tentar roubar a bicicleta do médico, os jovens, que eram menores,  atiraram vindo a matar José Alfredo.

A Polícia Civil conseguiu esclarecer o crime e identificar os dois autores, graças a ajuda de testemunhas e as câmeras de segurança instaladas em prédios localizados nas imediações onde aconteceu o crime.

Os acusados

O menor W.G.F.  foi localizado pela polícia no Vale do Reginaldo, no Poço. Na residência ainda foi encontrada a roupa que o menor usava no dia do crime. O jovem já tem passagem pela polícia por tentativa de resgate a detentos que participaram de queima de ônibus em Maceió. Questionado sobre a bicicleta roubada, em depoimento à polícia, o adolescente explicou que foi abandonada na região do Poço, já que, segundo ele, não teria grande valor econômico.

O outro menor detido sob a acusação de participar do crime foi M.S. e à polícia  confessou que atirou em Alfredo Vasco.

Os adolescentes M.S., 17, e W.G.S., 16, cumprirão medidas socioeducativas na Unidade de Internação Masculina (UIM), em Maceió.