Um giro de final de semana por diversos municípios alagoanos...

10/05/2013 14:20 - Edmilson Teixeira
Por Edmilson Teixeira
Image

São Miguel dos Campos  

Prefeito  George Clemente sancionou a Lei de número 1361, de 23 de abril de 2013, que trata do Programa de Desenvolvimento Integrado (PDI). Entre outros benefícios, a Lei garante a redução do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU), e redução na base de calculo de até 50% nos tributos municipais. Logo após sancionar a Lei, George Clemente destacou  a possibilidade de permuta de lotes, galpões e equipamentos industriais, entre outros, às empresas que tenham interesse em se instalar em São Miguel. Citou como destaque a implantação do Polo Industrial, previsto para ser criado ainda este ano numa área que fica às margens da  BR 101.

Barra de Santo Antônio

Prefeito Rogério Farias afirma que continua resolvendo o  “pepino”  que encontrou na administração município desde quando assumiu no início do ano. Entre tantos configura pagamentos atrasados de servidores da Educação. Nesta sexta-feira, por exemplo, o prefeito liberou o restante do pagamento dessa categoria, referente ainda ao mês de setembro do ano passado.  “O salário é sagrado; no meu governo buscamos a melhor forma de contribuir para o bem do nosso povo. Não tenham dúvidas que vou quitar  dívidas oriundas de  da gestão passada, este acordo foi bom para todos e vamos cumpri-lo”, disse

Delmiro Gouveia

Quinta-feira durante audiência pública na Câmara, vereador Edvaldo Nascimento o solicitante do evento, pediu explicação sobre o impasse de até agora, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) não entrar em operação. A obra há um bom tempo praticamente já foi concluída, mas nada de funcionar até o presente. O Ministério da Saúde inclusive pediu justificação sobre esse dilema no mês passado, e deu até um prazo de dois meses para que a prefeitura tomasse uma posição.

Coruripe

Próximo mês, a Usina de Açúcar e Álcool  da Cooperativa Pindorama, dará início  a seu plantio de cana, prevista para colheita do verão de 2014, entre janeiro e março do próximo ano. As chuvas do mês de abril significaram uma atenuante ao setor rural devastado com a seca. De qualquer forma, a Pindorama irá seguir seu calendário de plantio tanto o do inverno quanto o do verão, o qual terá a cana plantada a partir de setembro deste ano.

Aves e ração

Cerca de 300 agricultores dos  municípios de Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São José da Tapera, Olivença e Pão de Açúcar, foram beneficiados por meio do Programa de Avicultura Familiar Sustentável de Alagoas (PAF),  com mais de 18 mil pintinhos.  Além dos animais, eles receberam 30 mil quilos de ração, capacitação e assistência técnica. A ação faz parte do projeto Alagoas tem Pressa, tocado pela Secretaria de Estado da Agricultura.

Aves e ração – dimensão


Ao todo, mil produtores familiares em 14 municípios serão incluídos no PAF.
“Os agricultores do PAF têm prioridade para vender ovos e frango abatido ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em seu município. Por todos esses motivos, é um programa que dá certo, que gera renda e melhora a vida dos produtores”, comentou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.

Piaçabuçu

Durante a última quinta-feira, mais de 100 pescadores e marisqueiras de Piaçabuçu,  foram orientados para prevenir acidentes de trabalho. A ação foi realizada  por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). A iniciativa foi considerada histórica pelos pescadores e marisqueiras, que destacaram a importância do trabalho, tendo em vista que muitos profissionais estão com problemas de saúde, em função da atividade que desempenham.

 

Marechal

Uma união entre os poderes publico e  privado, vem dando certo na histórica Marechal Deodoro. É que a empresa fabricante dos produtos da Coral Tintas, se disponibilizou a fornecer tinta, a fim de  garantir a pintura das fachadas de prédios e dos casarios. A ação teve início terça-feira desta semana, no Largo da Matriz.

Advertência

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) chama a atenção dos prefeitos de cidade com menos de 50 mil habitantes para o prazo de cumprimento da Lei da Transparência. Os municípios que não se adequarem as regras até o dia 27 deste mês, vão sofrer penalidades como a suspensão de recursos oriundos de transferências voluntárias e verbas de programas federais.

Advertência- sites

Prefeituras que não possuam sites devem se adequar rapidamente para cumprir o prazo previsto na LC. A Lei da Transparência tem como objetivo promover e expandir a fiscalização das administrações públicas e assim evitar casos de corrupção. Qualquer cidadão pode denunciar quem não cumprir a legislação para o Ministério Público.

 Porto Calvo

Prefeito Ormindo Uchôa está sendo pressionado pelos vereadores, quanto à prestação de contas do município. O gestor só apresentou até agora 30% do solicitado. Na Câmara, sete parlamentares fazem oposição ao veterano prefeito, que ao longo desses pouco mais de quatro meses de seu governo, vem sendo alvo de muitas críticas; sobretudo pela falta de dinâmica no serviço público.

.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..