A comissão eleitoral formada para organizar a votação do Quinto do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região quer marcar a eleição para o mês de junho. A informação foi confirmada ao blog pelo presidente da comissão, Marcelo Madeiro.

 

Desde o ano passado que tramita o processo para se escolher o novo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho. De acordo com Marcelo Madeiro, a comissão eleitoral já analisou - mais uma vez - todos os processos envolvendo o pleito e os submeteu a diretoria da entidade. 

 

São quase 20 processos e em alguns casos a Comissão se reuniu mais de uma vez para discutir. Mas, segundo Madeiro, as pendências foram todas resolvidas. “Agora estamos aguardando o decurso do prazo de algumas decisões da diretoria”. 

 

Para o presidente, tudo indica que a eleição vai ocorrer em junho. No início da próxima semana, a comissão eleitoral designada pela Ordem se reúne com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL). Em virtude do grande números de candidatos, há uma tentativa de se realizar o pleito com as urnas eletrônicas. “Também visitaremos o TRT para tratar do assunto eleições”, colocou Madeiro. 

 

Para quem não lembra, o Quinto é a escolha do representante da advocacia para os tribunais, ocupando uma das cadeiras de desembargador. É feito em um processo longo. Na primeira etapa, os advogados elegem uma lista sêxtupla por meio de eleição direta. Esta é encaminhada para o tribunal em questão – no caso, o TRT – e os desembargadores defendem uma lista tríplice, que é encaminhado ao Executivo. No caso, com os três nomes em mão, a presidente Dilma Rousseff (PT) definirá quem será o novo desembargador. São 21 nomes na disputa.

 

Estou no twitter: @lulavilar