O senador e enxadrista político Renan Calheiros (PMDB) prepara uma verdadeira "ofensiva" do PMDB já preparando o terreno para as eleições de 2014. Calheiros vai percorrer o Estado, ao lado de diversos aliados, realizando seminários que devem servir de base para um plano de governo, conforme informações de bastidores.
Este projeto de governo - e de poder! - pode ser encabeçado por ele, ou até mesmo pelo deputado federal Renan Filho (PMDB), como já citado aqui neste blog. O fato é que a sigla (leia-se: o senador) - como já sabido - vem com pretensões de preparar os quadros para ocupar vagas na majoritária e nas proporcionais, se fortalecendo na bancada federal e na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas.
As viagens pelo interior do Estado terão como "mote" seminários. O primeiro deles acontece no dia 10 de maio na cidade de Santana do Ipanema, com lideranças e autoridades. Em debate - oficialmente - o "semi-árido alagoano" com o título "cenários e perspectivas". De acordo com fontes, consolida um antigo projeto de Renan Calheiros.
Para que não seja tão explicitamente parte de um projeto para 2014, na linha de frente estarão peemedebistas como o ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB). Este se colocando como palestrante, além do próprio Calheiros. Barbosa tem experiência no assunto, pois já rodou cidades em um projeto que era da União dos Vereadores do Estado de Alagoas (UVEAL).
Por sinal, UVEAL e Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) também estarão diretamente envolvidos no projeto. Daí se tira a força de Calheiros. Estima-se - inicialmente - que a "caravana" liderada por Renan Calheiros consiga percorrer 10 cidades pólos, que sejam centro de micro-regiões do Estado.
Os seminários - que servirão de base para um plano de governo - devem se estender até março do próximo ano, sempre ao lado de prefeitos, secretários, vereadores e deputados. Gente que Renan Calheiros fará questão de ver presente. Um peemedebista me contou a história. Ao final do relato disse assim: "cuidado para não confundir com campanha antecipada!". Que é isso, gente? E em Alagoas alguém faz algo assim?
Estou no twitter: @lulavilar