A felicidade de Sua Excelência; o presidente da ALE

02/05/2013 09:02 - Voney Malta
Por Voney Malta

É visível a felicidade no rosto do presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Fernando Toledo. Quem o vê correndo pela orla de Maceió percebe o quanto o homem está feliz. Rápido, magro, camisa de malha sem mangas, boné enfiado na cabeça, quase irreconhecível, lá vai ele correndo e cumprimentando oralmente quem reconhece pelo caminho, mas sem parar.

Ex-prefeito de Cajueiro, deputado estadual, presidente da ALE, Fernando sabe que entra para a história como o primeiro membro dos usineiros da família Toledo a assumir o Governo do Estado.

A corrida matinal que vem mantendo e a rapidez com que a executa passa a impressão que está se preparando para uma maratona. Será majoritária? Sabe lá. Fato é que tanto o titular, Téo Vilela, quanto o Toledo, se entendem na política – ambos são do PSDB – e nos negócios também, unidos na poderosa cooperativa regional dos produtores de Açúcar e Álcool de Alagoas.

No meio político é sabido que os usineiros não confiam – mas já confiaram - na maioria dos políticos profissionais de expressão de Alagoas.

Apostaram e arriscaram em Téo Vilela na surpreendente vitória contra o empresário João Lyra em 2006, e ficaram satisfeitos com a forma como são tratados e atendidos pelo tucanato palaciano. 

Portanto, agora no Poder os indústriais do Açúcar  não teriam a intenção de perder ou entregar o comando do Estado para um que não seja do seu íntimo e restrito círculo.

Será esse o motivo de tanta felicidade de Fernando Toleldo? Será ele o nome escolhido por Téo Vilela e pela cooperativa? Será que assumir o Governo foi um sinal? Bom, só nos resta aguardar.

Mas, o fato é que desde segunda-feira (29) ele, Fernando Toledo, comanda o Poder Executivo. Em suas mãos a caneta mais poderosa do Estado, por 7 dias.

E em 7 dias ele vai assinar documentos que serão publicados no Diário Oficial, registrando, definitivamente, a sua passagem pelo Palácio do Governo.

Dará tempo de fazer favores, receber amigos, empresários, aliados, parentes e, quem sabe, organizar as informações com o seu primo e secretário da Fazenda, Maurício Toledo, sobre os recursos repassados do Executivo para o Legislativo, além do previsto no Orçamento, como já solicitou o Ministério Público, inclusive determinando prazo.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..