PSDB e PSB já costuram acordo para segundo turno em 2014 contra Dilma

29/04/2013 06:42 - Voney Malta
Por Voney Malta

O acordo entre Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) seria o seguinte: quem chegar ao segundo contra a presidente Dilma Rousseff receberá o apoio do outro com o compromisso de não haver reeleição e de aumentar o mandato de presidente para cinco anos. Caso um dois se torne presidente em 2014 apoiaria o outro em 2019.

A proposta agrada aos principais nomes dos dois partidos. Aécio e Campos são políticos ainda jovens, da mesma geração e com tempo para esperar a oportunidade para o pleito seguinte.

Não só na última eleição em 2010, mas, também, em 2012, os dois partidos firmaram alianças em diversas cidades. Aqui em Alagoas, por exemplo, o PSB é completamente vinculado ao projeto dos tucanos. Além disso, o governador Vilela (PSDB) é amigo íntimo de Eduardo Campos.

Toda essa leitura política do quadro nacional já foi captada pelas lideranças do PMDB e do PT. Já perceberam, inclusive, o quanto o PSDB tem estimulado a candidatura de Eduardo Campos.

E essa é uma estratégia que fatalmente levará a eleição presidencial para um segundo turno, quando um novo pleito é iniciado, não do zero, é claro, mas com o eleitor podendo escolher apenas entre dois candidatos.

Por enquanto, essa estratégia está corretíssima. Porém, a decisão será do eleitor, que vai escolher se permanece confiando na administração petista ou se deseja fortes mudanças.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..