Veja mais um giro informativo por diversos municípios alagoanos

25/04/2013 15:15 - Edmilson Teixeira
Por Edmilson Teixeira
Image

 

Palmeira / Cesmac

A comunidade palmeirense pôde prestigiar nesta quinta-feira, em plena Praça da Independência, de uma ação itinerante, que pela segunda vez foi realizada por meio dos alunos dos cursos de Administração, Direito e de Enfermagem, da Faculdade Cesmac do Sertão.  Uma série de exames de saúde, emissão de documentos, consultas jurídicas, atividades culturais e lúdicas, além de um pacote de orientações abordando diversos procedimentos básicos do dia-a-dia do cidadão foram destacados a todos que compareceram. Em Palmeira dos Índios, o Cesmac que há 20 anos chegou naquela região, agora vem a todo vapor alavancando a obra de seu Campus Universitário; cuja expectativa de seu reitor, Dr. João Sampaio é de inaugurá-lo no final deste ano; conforme  informação do professor Laurentino Veiga.    

  

Energia elétrica

Ao que parece, a Eletrobras caminha para  superar  as operadoras de telefonia celular, quanto a questão de broncas. Reclamações vêm de tudo quanto é município alagoano; sem falar na capital, onde virou rotina diária, ouvir nas emissoras de rádio o povo denunciando o descaso da empresa. Em Jaramataia e parte da zona rural de Major Isidoro, por exemplo, a população ficou sem água nas torneiras durante boa parte da  semana, justamente por falta de energia elétrica.

Solução animal

 A sobrevivência do rebanho no semiárido alagoano é um dos focos da nova etapa de ações do programa “Água para Todos” para reduzir os efeitos da estiagem. A previsão é implantar 210 barreiros – equipamentos que têm a dessedentação animal como principal objetivo. Destes, 36 deverão ter sua construção iniciada ainda neste primeiro semestre, pelo menos é o que prevê Codevasf. Os 36 primeiros barreiros beneficiarão a população dos municípios de Batalha, Belo Monte, Craíbas, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Major Izidoro, Minador do Negrão, Olivença e Traipu – todos em situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional em função dos efeitos da estiagem prolongada.

 

Preparativos

Técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) estiveram reunidos, na segunda-feira, com representantes do Sebrae/AL. O encontro serviu para serem discutidos os projetos estratégicos, bem como planos de ação, desenvolvidos para beneficiar regiões alagoanas que irão receber grandes investimentos. É o caso do litoral Sul, onde serão impactados, pela chegada do Estaleiro Eisa, os municípios de Coruripe, Feliz Deserto, Jequiá da Praia, Piaçabuçu; além de Craíbas, e em suas cidades vizinhas, por conta da chegada da Mineradora Vale Verde.

 

Regularização de terra

 

Segundo o Iteral, agricultores familiares e produtores rurais de nove municípios do Litoral Norte e da Zona da Mata  serão beneficiados com a emissão de títulos de suas terras, o que vai garantir a segurança jurídica da propriedade, além de todo o levantamento topográfico-cadastral georreferenciado.  A ação está sendo conduzida pelo  próprio Iteral, depois de um convênio com Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).O convênio prevê a atividade de identificação, discriminação, medição, demarcação e regularização fundiária, incluindo o fornecimento de plantas e memoriais descritivos dos imóveis medidos e demarcados pelo Iteral. Vão ser beneficiados os municípios de União dos Palmares, Flexeiras, Messias, Murici, São Luís do Quitunde, Joaquim Gomes, Novo Lino, Branquinha e Santana do Mundaú.

 

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..