O senador Benedito de Lira (PP) corre para consolidar seu nome como “cacique de peso” no cenário que definirá as candidaturas de 2014.
Além das prefeituras locais que o apoiam, Benedito de Lira aparece agora nos planos da Executiva Nacional entre os nomes dos “progressistas” que tem efetiva condição de concorrer a cargos majoritários.
No caso de Benedito de Lira, o governo do Estado de Alagoas. Resta saber o tamanho deste espaço para Lira, já que, no cenário local (mesmo ainda faltando combinar com o povo), o principal nome dos bastidores é o do senador Renan Calheiros (PMDB).
Seja para ele ser candidato, ou para indicar alguém de sua extrema confiança. Calheiros - conforme bastidores - busca construir um cenário em que o PMDB surja tão fortalecido que praticamente não tenha adversários.
Vale lembrar que - para isto - há os interesses dos outros “caciques”, como o próprio Benedito de Lira (apesar de ainda não ter a musculatura que deseja), o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), o vice-governador José Thomaz Nonô (Democratas) e - claro! - o senador Fernando Collor de Mello (PTB).
Todos de olhar atento no tabuleiro de xadrez. A estratégia de Benedito de Lira é a de “ventilar” o próprio nome, por meio de aliados e por meio de ações que ganhem espaço na mídia local. Quem vem acompanhando alguns sites de notícias tem percebido!
PS: peço desculpas ao leitor pela demora com o retorno das atualizações. Mas, foram reuniões de trabalho envolvendo a plataforma do blog e algumas questões técnicas do programa apresentado às terças-feiras. Voltamos à programação normal. Grato pela compreensão.
@lulavilar