De acordo com o deputado federal Maurício Quintella Lessa (PR), a bancada de deputados federais de Alagoas vai se reunir hoje – às 19 horas – para traçar uma estratégia de recurso contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que reduziu o número de deputados federais alagoanos.

Outros estados também foram atingidos pela decisão. Em Alagoas, prevalecendo a decisão do TSE, serão oito parlamentares federais na próxima legislatura, ao contrário dos atuais nove.

Em entrevista ao Blog do Vilar Ao Vivo, Quintella já havia lamentado a decisão.  No dia de hoje, foi mais além: “a decisão é fragrantemente inconstitucional e deverá cair logo. As bancadas prejudicadas vão recorrer imediatamente, inclusive a nossa”.

Levando-se em conta a informação, pode surgir mais de um recurso. Em entrevista a este blogueiro, o deputado federal Renan Filho (PMDB) já havia ventilado esta possibilidade de recurso junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O peemedebista também classifica a decisão como ruim para Alagoas, por perder “poder político” dentro da Câmara Federal, que é composta – ao todo – de 513 deputados.

Com a bancada alagoana já anunciando a reunião para discutir a estratégia de recursos, se observa que é uma posição unânime. 

 

Estou no twitter: @lulavilar