Joaquim Barbosa e a herança do “O Bem Amado”

09/04/2013 10:45 - Voney Malta
Por Voney Malta

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, tem sido aplaudido em suas aparições públicas pelo Brasil. Assim é tratado por estudantes nas universidades e quando encontrado por populares nas ruas que o querem como candidato a Presidência da República. O sucesso do ministro foi alcançado a partir das duras palavras que usou ao defender o seu posicionamento nos debates das sessões no Supremo, especialmente durante o julgamento do mensalão.

No entanto, ele é antipatizado por ministros do STF, profissionais da imprensa e da área jurídica que o consideram um ditador e até uma ameaça a democracia brasileira. O fato é que Joaquim Barbosa é acusado de ter desrespeitado praticamente todos os seus colegas no STF, já chamou um jornalista do Estadão de "palhaço" e, nesta segunda-feira (08-4) ao receber representantes de associações magistrados, os acusou de agir de forma "sorrateira" na aprovação de novos tribunais federais.

Odorico Paraguaçu era um personagem criado por Dias Gomes, na TV Globo, interpretado por Paulo Gracindo, que fez imenso sucesso. Era um prefeito que usava todas as artimanhas para conseguir os seus objetivos políticos. Tramar, enganar o povo para se dar bem eram as suas jogadas. Odorico era, e é, o retrato geral do perfil da nossa classe política, tão desacreditada. Assim como também estão nesse patamar diversas entidades de classe.

De repente, como um milagre, surge uma personalidade que vai pro embate, que conclama os seus pares a escutarem as vozes das ruas, que passa descompostura na frente de todos. Essas atitudes levam esse homem a começar a ser bem amado.
Muitas vezes, realidade e ficção são as mesmas coisas, e vice versa. Mas é fato que a realidade só muda quando a maioria deseja. Caso contrário, ficaremos a viver de personagens, bem amados ou não.

Será que Joaquim Barbosa deseja ser um bem amado?

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..