Moradores e lideranças comunitárias do Conjunto Joaquim Leão e imediações comemoraram a realização do Programa Bairro Vivo, neste sábado (06). Oferecendo ações de saúde, esporte, cultura, assistência social, educação ambiental, orientações sobre curso de qualificação e benefícios sociais, a Prefeitura de Maceió busca melhorar a vida da população.
Fátima Maria da Silva, moradora do Joaquim Leão, foi ao Bairro Vivo e saiu de lá com a inscrição em um curso profissionalizante garantida. Ela, que é dona de casa, disse que o mais importante é que o Bairro Vivo levou serviços à população que, muitas vezes, não tem a oportunidade de se deslocar de casa para buscar informações nas secretarias e órgãos da Prefeitura.
“Foi muito bom que a Prefeitura veio até aqui. A gente trabalha em casa e é difícil sair, pegar um ônibus para fazer essas coisas e hoje eu consegui”, afirmou Fátima, que foi ao Bairro Vivo com a filha de 04 anos.
Moradora do Conjunto Virgem dos Pobres, Maria José da Silva aproveitou o Bairro Vivo e procurou o ônibus da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) para se cadastrar no Programa Bolsa-Família. Maria José afirmou estar muito feliz em ter conseguido fazer a inscrição para receber o benefício do Governo Federal.
“Trouxe os meus documentos e consegui fazer o que eu queria. Foi muito bom que a Prefeitura veio aqui porque ficou mais fácil para quem mora no bairro. Já havia tentado, mas nunca tinha dado certo”, colocou Maria José.
Líderes comunitários
Marcos Antônio Batista, o Marcos Bolinha, líder comunitário do Vergel do Lago, destacou a importância das ações oferecidas durante o Bairro Vivo. Ele colocou que muitos moradores deixam de receber benefícios porque não possuem o dinheiro da passagem para pegar um ônibus e se dirigir às secretarias municipais.
“Trazer esse programa para os bairros é bom demais. Queremos agradecer demais ao prefeito Rui Palmeira por essa iniciativa. A comunidade está bastante satisfeita”, frisou Marcos Antônio.
As afirmações de Marcos Antônio foram compartilhadas por José Antônio dos Santos, representante da Associação de moradores do bairro do Vergel. Santos disse que a presença da Prefeitura no bairro era uma reivindicação antiga, que se tornou realidade com a gestão do prefeito Rui Palmeira.
“A gente tinha umas reivindicações, mas nunca eram atendidas. O prefeito Rui Palmeira veio aqui e participou das ações. Todo mundo do bairro ganha com isso”, ressaltou o membro da Associação de moradores do bairro do Vergel.
