Indiciado, ex-presidente Lula poderá até ser preso

06/04/2013 07:45 - Voney Malta
Por Voney Malta

O indiciamento do ex-presidente Lula pela Procuradoria da República do Distrito Federal (PRDF) deve levar o PT, o povo e os movimentos sociais às ruas. O inquérito é par apurar denúncia feita pelo publicitário Marcos Valério, condenado pelo STF a 40 anos de prisão.

A denúncia feita por Valério é que Lula teria negociado, em 2005, com o presidente da Portugal Telecom o repasse de recursos para o PT.

Por ser este o primeiro inquérito para apurar se o ex-presidente atuou no caso do mensalão, pensadores e intelectuais do petistas começam reclamar da desmobilização do partido para protestar em defesa de Lula.

O fato é que Lula jamais havia sido indiciado ou alvo das investigações. Por isso, há uma crença de que o Judiciário e o MPF poderão ser utilizados por adversários e pela imprensa em determinado instante político, o que começa a preocupar as lideranças petistas e causar arrependimentos aos que não agiram no início do processo de julgamento do mensalão pelo STF, considerado por muitos juristas como uma excrescência.

Até mesmo a presidente Dilma, acreditam os pensadores petistas, que se manteve distante do julgamento dos seus companheiros de partido, poderá ter que pagar um preço acima do que se pode imaginar para a sua reeleição, com o seu principal cabo eleitoral, Lula, atingido por uma ação penal no Supremo.

Abram os olhos petistas e simpatizantes: Lula é hoje o maior cabo eleitoral deste País. Odiado pelos adversários e por muitos poderosos da economia e da mídia brasileira, já imaginou ele preso e desmoralizado? É bom imaginarem porque isso não é impossível, especialmente na política e na versão dos fatos que podem ser construídos diariamente pela imprensa.

E o principal: ano que vem tem eleição presidencial e a turma do PSDB da avenida paulista está fora do poder e muito irritados com os programas sociais criados e aprofundados nos governos de Lula e Dilma que distribuem renda para os brasileiros mais pobres.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..