A PEC das domésticas e a crise dos patrões

04/04/2013 12:10 - Voney Malta
Por Voney Malta

 

As notícias que nos chegam trazem exatamente os dois lados da moeda: empregadas domésticas exigindo os seus direitos e os patrões ficando assustados.

Explicando melhor, o que tem ocorrido é que patrões que não cumpriam a legislação anteriormente vigente – não respeitavam os direitos dos empregados domésticos ao não assinar a carteira de trabalho, estão sendo pressionados a cumprir a PEC das Domésticas.

Fui informado que cinco domésticas foram dispensadas no condomínio Parque Jatiúca, no bairro de Stella Maris. Em todos os casos, os empregadores não assinavam a carteira, não pagavam salário mínimo, e por aí vai. O argumento utilizado era de que não tinham como pagar.

Também há casos de domésticos que pediram para sair porque o patrão não queria cumprir a nova legislação. Resultado disso é que estamos passando por um profundo processo de modificação nesse tipo de relação de trabalho.

Por outro lado, há relatos de empregadores que dispensaram o empregado porque não vão poder - ou não querem -, cumprir as atuais obrigações. De qualquer forma, é bom o patrão ficar ligado porque todos os empregados estão sabendo quais são o s seus direitos e gostaram muito deles. Preste atenção que você vai ouví-los conversando sobre a questão em diversos lugares. Hoje não há segredo pra quase nada.

 Se num passado não tão distante tal profissional virava até um membro da família, a partir de agora a relação tende a virar completamente profissional. Mas há uma crise nessa relação cujo resultado será imprevisível. Afinal de contas, não vivemos na Europa nem nos Estados Unidos.

 

OBS – Depois de alguns dias sem conseguir postar os textos por conta de um problema técnico, agora está tudo bem. Peço desculpas.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..