O Tribunal de Justiça de Alagoas vai realizar um concurso público para 75 vagas para tabelião de cartórios do estado. O vice-presidente to TJ, desembargador Tutmés Airan, deu a informação nesta terça-feira (2) e disse que aguarda agora a aprovação de um projeto de lei que foi encaminhado para a Assembleia Legislativa para estipular o lançamento do edital.

Segundo o desembargador, a realização do concurso para preenchimento das vagas é uma exigência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que determinou que o TJ realizasse concurso para a titularidade dos cartórios existentes no estado.

Tutmés explicou que o projeto enviado à ALE vai reorganizar os atuais cartórios do estado. Um levantamento do CNJ apontou que existem em Alagoas 242 cartórios e o novo projeto prevê uma redução para 129. Alguns municípios ficarão sem cartórios, já que seria inviável sua manutenção.

“Dos 129 cartórios que serão mantidos, 75 possuem vagas em aberto e serão o alvo do concurso. Esperamos agora a aprovação do projeto para realizar o lançamento do edital”, destacou.