As ações promovidas pela Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) para intensificar a limpeza dos canais em Maceió continuam. Na manhã desta terça-feira (02), uma operação conjunta com a Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) notificou construções irregulares situadas às margens do canal conhecido como Valetão da Torre, localizado no conjunto Virgem dos Pobres II, no bairro do Trapiche.

Em mapeamento realizado anteriormente, as equipes de fiscalização da Slum constataram que garagens e até estribarias edificadas em espaço público às margens do canal impedem o acesso de máquinas para a efetiva operação de limpeza no riacho. No total, 15 pontos foram identificados e receberam a notificação dos agentes da SMCCU.

“Será preciso retirar as garagens para fazer a limpeza do canal”, explica Carlos Tavares, coordenador de fiscalização da Slum. “Os responsáveis terão o prazo de 24 horas para retirarem as construções. Do contrário, a SMCCU irá efetuar a demolição a partir de amanhã, que é quando também já deve começar a operação de limpeza”, esclarece Tavares.

O canal conhecido como Valetão da Torre deságua na Lagoa Mundaú e consta na programação de limpeza de canais da Slum elaborada para o mês de abril. Entre os serviços previstos, estão a remoção do lixo acumulado, a capinação da vegetação e o desassoreamento da foz.

A Slum segue com as operações de limpeza de canais iniciadas em fevereiro e que já contemplaram o Riacho do Sapo (Poço e Mangabeiras), Grota do Cigano e o canal de Águas Férreas (Cruz das Almas). Os canais do Vergel do Lago, o Riacho do Gulandi (Poço) e o Rio Jacarecica já constam na programação para as próximas semanas.